Book Appointment Now
Chá para baixar o ácido úrico: confira 5 opções que realmente funcionam
Os chás são um tipo de bebida que não são consumidas apenas pelo seu sabor. Na verdade, para muitas pessoas, o mais importante nos chás são os benefícios que eles oferecem para a saúde. Estes benefícios podem ser variados, havendo tipos que ajudam a reduzir o ácido úrico no organismo. Portanto, venha com o SaúdeLab e conheça as 06 melhores opções de chá para controlar o ácido úrico.
De antemão, o ácido úrico é um composto que pode ser extremamente problemático para a nossa saúde. Por isso é importante conhecer formas de manter ele em níveis equilibrados. Sob esse ponto de vista, os chás podem servir como grandes aliados no controle desses níveis, mas apenas se você consumir os tipos certos.
Por que é preciso controlar o ácido úrico?
À primeira vista, o ácido úrico não é necessariamente ruim para o nosso corpo. Na verdade, ele pode ser aproveitado para diversos processos do nosso organismo. Porém como temos um grande acesso a esse composto, grande parte do ácido úrico circulante no corpo é eliminado através da urina. A partir do momento em que essa eliminação não é suficiente para controlar os níveis do ácido úrico, ele passa a ser um grande problema.
Quando há um acúmulo de ácido úrico no corpo, ele passa a formar cristais. Estes, por sua vez, costumam se depositar nas articulações, como joelho, cotovelo e outras, gerando inflamações. Tal depósito é responsável pela gota, uma doença que causa bastante dor nas regiões afetadas pelos cristais. Logo, conforme fora dito, é preciso sempre buscar por formas de manter o composto bem controlado.
Leia mais: Saiba como baixar o ácido úrico rapidamente e sem mistérios
Melhores chás para prevenir esse problema
- Cavalinha: tendo em mente que a eliminação do ácido úrico é feita majoritariamente através da urina, o efeito diurético do chá de cavalinha se torna um grande aliado para controlar os níveis dele.
- Cardo-de-leite: esse chá é amplamente conhecido pelos seus benefícios para os órgãos excretores, incluindo o trato urinário, e capacidade de limpar o sangue.
- Urtiga: não só o chá de urtiga ajuda purificar a corrente sanguínea, mas ele também é bom para reduzir as inflamações causadas pelos cristais.
- Dente-de-leão: ajuda a combater o acúmulo de líquidos, estimulando o funcionamento do sistema renal com um efeito diurético.
- Alcachofra: através da decomposição do ácido úrico, o chá de alcachofra facilita a eliminação dele, e estimula a produção de urina.
- Gengibre: este já é muito conhecido por benefícios diversos para a saúde, porém poucos sabem que ele pode ser utilizado para combater a gota, especialmente as inflamações responsáveis pelos sintomas dela.
Acesse nosso grupo no WhatsApp para mais dicas! Clique aqui!
Consumir chás é a única alternativa?
Por mais que os chás citados acima possa ajudar você a combater e prevenir a gota, eles não podem ser adotados como solução única. Além de haverem medicamentos próprios para essa finalidade, o fator mais importante para combater o problema é a adesão de uma dieta e alimentação saudáveis.
Leia mais: Quais são os perigos de ácido úrico elevado? Como tratar? Tire suas dúvidas agora