Cimicifuga: para que serve, e quais são os cuidados e riscos no consumo

Você já ouviu falar da cimicifuga? Ela é uma planta medicinal comumente consumida através de chás, mas que também pode ser encontrada na forma de cápsulas. Isso porque ela é rica em diferentes propriedades interessantes para a saúde do nosso organismo.

Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te ensinar sobre a cimicifuga, para que serve, e quais são os cuidados e riscos no consumo.

De antemão, todo tipo de planta ou erva medicinal deve ser manuseada e consumida com cuidado. Afinal, elas são consideradas medicinais justamente pela grande variedade de efeitos que oferecem.

Essa variedade é vantajosa em muitos aspectos, mas também pode representar alguns riscos dependendo de como o consumo é feito. Por isso é tão importante conhecer a cimicifuga para que serve, e como ela impacta a nossa saúde.

Cimicifuga: para que serve?

A princípio, o que faz a cimicifuga ter tantas propriedades diferentes são os múltiplos tipos de nutrientes que a planta possui.

No caso, ela é fonte de taninos, triterpemos, amidos, ácidos graxos e muitos outros compostos indispensáveis para a saúde. Logo, conhecer a cimicifuga e para que serve eka significa se inteirar sobre os seus diferentes efeitos.

Dito isso, confira os principais deles a seguir:

  • Ameniza e combate processos inflamatórios
  • Promove o bom humor e o bem-estar
  • Ajuda a amenizar os sintomas da menstruação
  • Protege o sistema cardiovascular contra o estresse
  • Auxilia na manutenção da qualidade do sono
  • Inibe alguns dos sintomas da menopausa
  • Favorece a saúde do sistema digestivo como um todo

Quais são os efeitos colaterais do Cimicifuga?

Na grande maioria das vezes, a cimicifuga costuma ser bastante segura para o consumo. Entretanto, para algumas pessoas, ela de fato tem efeitos colaterais. As chances deles se expressarem são ainda maiores se a planta for consumida excessivamente, sendo então importante ter moderação.

De qualquer forma, é bom conhecer alguns dos efeitos colaterais que a cimicifuga pode ter no organismo, como por exemplo:

  • Tonturas
  • Erupções na pele
  • Dores no abdome
  • Dores de cabeça
  • Alterações no ciclo menstrual
  • Náuseas
  • Dores nas mamas

Quem não pode tomar Cimicifuga?

Tão importante quanto conhecer as propriedades da cimicifuga e para que serve a planta, é ficar por dentro de suas contraindicações. A grande maioria das ervas medicinais apresentam contraindicações justamente por serem ricas em propriedades, visto que que nem toda pessoa recebe bem elas.

No caso, o cimicifuga é comumente contraindicada para mulheres gestantes ou lactantes, que sofrem de problemas uterinos, ou que são menores de idade.

Cimicifuga: para que serve, engordar ou emagrecer?

Por fim, talvez o principal motivo pelo qual você procurou saber sobre a cimicifuga a para que serve seja o fato de que algumas pessoas usam ela para perder peso. Contudo, a planta não costuma exercer efeitos desse tipo.

Isso porque existe bastante inconsistência quanto à essa capacidade. Alguns especialistas dizem que ela pode provocar o ganho de peso, enquanto outros defendem que ela ajuda no emagrecimento, especificamente quando a intenção é combater o ganho de peso causado pela menopausa.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915