Hipotireoidismo engorda ou emagrece? Veja os seus principais sintomas

A doença está frequentemente ligada a alterações no peso

Hipotireoidismo engorda ou emagrece? – Sem dúvidas, as condições de saúde que afetam a produção de hormônios do organismo podem levam à sintomas bastante variados. O hipotireoidismo, por exemplo, provoca até mesmo alterações no peso.

Porém existe uma pequena confusão quanto a como essas alterações se manifestam. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, entenda se o hipotireoidismo engorda ou emagrece e veja os seus principais sintomas.

De antemão, a tireoide é uma das glândulas mais importantes do nosso corpo, mas infelizmente também é uma das mais suscetíveis à problemas de saúde. E o hipotireoidismo por sua vez é um grande exemplo disso, visto que ele é uma condição relativamente comum.

Infelizmente, além de ser recorrente, o hipotireoidismo pode ser bastante grave, o que reforça a importância de conhecermos os seus sintomas.

Hipotireoidismo engorda ou emagrece?

De maneira geral, por ser uma glândula, a tireoide é responsável por secretar hormônios no corpo, especificamente os hormônios T3 e T4. Dentre as muitas funções que esses hormônios exercem no organismo, algumas estão relacionadas com o metabolismo.

E como o metabolismo está diretamente ligado com o nosso ganho e perda de peso, surge a dúvida de se o hipotireoidismo engorda ou emagrece.

No caso, o hipotireoidismo leva à uma queda na produção dos hormônios da tireoide. Logo, ele reduz a quantidade de hormônios que promovem o metabolismo, desacelerando ele.

Aliás, graças a esse efeito, a pessoa fica com uma tendência muito maior de ganhar peso, e tem dificuldade de perder o mesmo. Com isso, fica claro que na verdade o hipotireoidismo engorda, não emagrece.

O ganho de peso não é uma consequência direta do hipotireoidismo

A princípio, ainda em relação a questão de se o hipotireoidismo engorda ou emagrece, precisamos ter em mente que essa condição por si só não leva ao ganho de peso. Conforme fora dito, ela prejudica o metabolismo, o que por sua vez dificulta a perda de peso e facilita o seu ganho.

Entretanto, isso não significa que o hipotireoidismo nos faz engordar de fato. Ele apenas nos torna mais propensos a ganhar peso. Ou seja, quem sofre dessa condição e mantém uma dieta balanceada e saudável, e uma boa rotina de exercícios, provavelmente não terá problemas em engordar.

Outros sintomas importantes do hipotireoidismo

Por fim, o metabolismo está longe de ser a única atividade do organismo afetada pelo hipotireoidismo. Mas, na realidade, como os hormônios T3 e T4 regulam muitas funções, a falta deles acaba afetando o sistema cardiovascular, renal e até mesmo nervoso.

Com base nisso, precisamos ficar atentos com os outros sinais que o hipotireoidismo pode manifestar, para além de alterações no peso. E, como exemplo deles, podemos citar os seguintes:

  • Perda de memória
  • Cansaço e fadiga
  • Aumento do colesterol
  • Queda no rendimento físico
  • Desenvolvimento de depressão
  • Problemas de sono
  • Dores nos músculos
  • Mudanças no desejo sexual
  • Redução dos batimentos cardíacos
  • Alterações no humor e bem-estar
  • Queda no rendimento mental, além de
  • Aumento no risco de doenças cardiovasculares

Por fim, leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação