Book Appointment Now
Coenzima Q10 faz mal para os rins? Conheça melhor sua funcionalidade
Quem é familiarizado com suplementos, ou até consume alguns no dia a dia, provavelmente já ouviu falar da coenzima Q10. Ela é bastante popular, e promete inúmeros benefícios para a nossa saúde. Entretanto, assim como todo suplemento, seu uso deve ser feito com cuidado e com conhecimento. Dito isso, venha com o SaúdeLab, descubra se a coenzima Q10 faz mal para os rins, e conheça melhor sua funcionalidade.
A princípio, cada suplemento possui uma determinada aplicação. Se eles forem usados de forma errada, não só a eficácia de seus efeitos diminui, como também passam a apresentar malefícios. Por isso é tão importante usar suplementos apenas com a orientação de um nutricionista ou profissional da saúde especializado.
Coenzima Q10: o que ela é realmente?
Obviamente, como o próprio nome já sugere, a coenzima Q10 é uma das muitas coenzimas que nosso organismo sintetiza. Através dela, podemos aumentar a produção de energia das células, o que promove uma maior disposição do corpo em inúmeros aspectos. Ela costuma estar mais presente em órgãos específicos, como o fígado, coração e rins, cuja as funções no organismo estão entre as mais vitais.
Tendo em vista que nosso próprio corpo produz coenzima Q10, talvez possa parecer desnecessário tomar um suplemento dela. Porém a quantidade que nós sintetizamos, além de não ser tão boa quanto deveria, diminui conforme envelhecemos, ou quando sob determinadas condições de saúde. Ademais, ingerir o a coenzima Q10 através de suplementos transforma ela em ubiquinol, a forma ativa da coenzima que é muito mais proveitosa.
Leia mais: Coenzima Q10: o que é, funções e como tomar? Confira aqui
Benefícios da coenzima Q10 para a saúde
Antes de dizer se a coenzima Q10 faz mal para os rins, primeiro é preciso conhecer melhor as suas propriedades, visto que ela beneficia nossa saúde em muitos aspectos. Dito isso, confira algumas delas a seguir:
- Age como antioxidante: no geral, os antioxidantes são compostos capazes de combater a ação dos radicais livres no corpo, que favorecem o envelhecimento precoce e aumentam o risco de doenças neurodegenerativas.
- Combate doenças cardiovasculares: a coenzima Q10 ajuda a controlar os níveis de triglicerídeos e de colesterol do corpo. Esse fenômeno, em união com os antioxidantes e com o fato de que a coenzima é bem presente no coração, favorecem muito a saúde do sistema cardiovascular e mantém ele protegido.
- Conserva a cognição: os nossos neurônios também estão inclusos no aumento da produção de energia das células. Com isso, a saúde deles é beneficiado, conservando a nossa cognição.
- Ameniza os sintomas da depressão: acredita-se que os benefícios no sistema nervoso sejam proveitosos também para quem sofre de depressão e até transtorno bipolar, diminuindo as crises e sintomas deles.
E a coenzima Q10 faz mal para os rins?
Conforme fora dito, a coenzima Q10 se encontra em maiores concentrações em órgãos vitais como os rins. Ou seja, dizer que a coenzima Q10 faz mal para os rins não condiz com a natureza do nosso organismo. Ela acaba sendo um composto importante na manutenção da saúde dos rins e da nossa saúde como um todo. Entretanto, o problema está no uso desaconselhado da coenzima.
A coenzima Q10, quando utilizada corretamente, não faz mal aos rins. No caso, para pessoas que sofrem de problemas renais ou hepáticos, de fato a coenzima Q10 faz mal para os rins sim. Isso reforça a importância de se consumir suplementos apenas sob a orientação de nutricionistas e médicos especializados, pois podem haver outras condições de saúde que são impeditivas para o uso da coenzima Q10.
Leia mais: Seriguela faz mal para os rins? Saiba quais os benefícios e malefícios dela