Comer fígado a noite faz mal? Descubra se é mito ou verdade!

Será que comer fígado a noite faz mal? De antemão, não é todo mundo que gosta de incluir o fígado nas refeições do dia a dia. O sabor e textura dele são realmente únicos, e portanto acabam não agradando a todos os paladares.

Com isso, surgem alguns receios de que ele pode ser prejudicial, especialmente a noite. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se é verdade que comer fígado a noite faz mal, ou se ele não oferece riscos.

Sem dúvidas, uma das principais vantagens do fígado em relação à outras carnes é o fato dele ser uma víscera. E em comparação com outros cortes, as vísceras tendem a ser bem mais baratas e acessíveis. Por outro lado, a composição nutricional delas é bastante diferente de outras carnes. Resta saber se, ao menos para o fígado, isso é ou um ponto positivo ou uma desvantagem para a saúde.

Comer fígado a noite faz mal mesmo?

Antes de mais nada, precisamos observar que poucas pessoas tomam os devidos cuidados com a alimentação durante a noite. Isso porque, como é a noite que vamos dormir, dependendo do que comemos, a qualidade do nosso sono pode acabar sendo afetada.

Ademais, enquanto dormimos, o corpo aproveita determinados nutrientes, os quais devem ser aproveitados a partir de alimentos leves.

No caso, infelizmente comer fígado a noite faz mal pois parte de seus nutrientes não são tão bem recebidos pelo nosso organismo, especialmente enquanto dormimos. Um deles é o colesterol, que por incrível que pareça é bem expressivo na carne de fígado, e pesa bastante no corpo.

Sendo assim, comer fígado a noite faz mal de fato por causa de sua composição nutricional.

O fígado é prejudicial independente do horário

A função do fígado bovino e suíno, que são os mais consumidos, é basicamente a mesma que a do nosso fígado: metabolizar impurezas, toxinas e outras substâncias do sangue. Consequentemente, ele é um órgão que acumula muitos resíduos indesejados.

Por isso que ele é fonte de colesterol, conforme fora dito. O problema é que isso significa que o comer fígado a noite faz mal, bem como em qualquer outro horário.

De maneira geral, o consumo do fígado é problemático não só por causa do colesterol. Ele também é fonte de purinas, que por sua vez elevam os níveis de ácido úrico do organismo, levando à condições de saúde como a gota.

Ademais, ele ainda é fonte de mercúrio, cádmio, chumbo e cobre. Todos estes são metais pesados extremamente nocivos para a nossa saúde.

Existem sim alguns benefícios do fígado

Por fim, mesmo havendo muitos motivos pelos quais comer fígado a noite faz mal, não podemos deixar de reconhecer alguns de seus benefícios.

Afinal, por mais que alguns de seus nutrientes sejam nocivos, se for um fígado de qualidade e bem preparado, ele também pode oferecer compostos bem proveitosos para o organismo. E dentre os benefícios que eles oferecem, podemos citar os seguintes:

  • Prevenção e combate contra a anemia
  • Melhoria na saúde e atividade dos músculos
  • Aumento na produção de células do sangue
  • Fornecimento de vitaminas do complexo B

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação