Comer miojo vencido faz mal? Saiba o que pode acontecer com você

A princípio, o ponto mais atrativo do miojo não é nem o seu sabor, e sim a sua praticidade. Ele é uma refeição que fica pronta em questão de minutos, o que facilita bastante a rotina. Entretanto, se tem algo que quase ninguém presta atenção é na data de validade dele. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se comer miojo vencido faz mal, e quais são os problemas desse alimento.

Conforme fora dito, poucas pessoas ficam atentas com a validade do miojo. Mas na realidade, a data de validade é algo muito subestimado para todo tipo de produto. É uma crença comum de que um alimento ou produto recém vencido é inofensivo. Apesar disso ser verdade em alguns casos, precisamos ter em mente que a data de validade não existe atoa, e sim exerce uma função muito importante.

Entendendo melhor a data de validade

Talvez você já tenha notado isso, mas alimentos naturais tendem a ter uma data de validade menor, enquanto para os alimentos industrializados, ela é bem maior. Isso se dá pelo fato de que os alimentos naturais estragam com muito mais facilidade, já que não contém os mesmos conservantes e químicos que os industrializado. Ou seja, a data de validade é um índice para determinar a integridade de um alimento.

A textura, consistência, ingredientes e armazenamento são um dos muitos fatores que contribuem para que um determinados alimento estrague mais rapidamente ou não. E a data de validade é estabelecida com base neles, juntamente com uma série de testes laboratoriais. Sob esse ponto de vista, um alimento que passou de sua validade tem  chances de estar comprometido, e com isso ele pode ser prejudicial para a nossa saúde.

Leia mais: Tomar refrigerante vencido faz mal? Saiba quais os problemas da bebida

O miojo é extremamente nocivo para o corpo

Antes de dizermos se comer miojo vencido faz mal, precisamos conhecer um pouco melhor esse alimento. Começando pelo fato de que ele é extremamente industrializado. E a sua massa, apesar de problemática, não é o pior dos problemas. O sachê que vem dentro do pacote, usado para fazer o caldo do miojo, é uma combinação de incontáveis químicos e aditivos.

Depois de pronto, o miojo é basicamente uma refeição carregada de carboidratos, sódio, corantes e outros elementos similares. Ademais, ele ainda contém o tão temido glutamato monossódico, um realçador de sabor muito agressivo para a nossa saúde. Graças a esse conjunto de características, o consumo regular de miojo pode causar uma série de problemas cardíacos, gástricos, renais e de sobrepeso.

Comer miojo vencido faz mal ou não diferença?

Tendo em mente que o miojo é altamente industrializado, e adicionado de conservantes, a data de validade dele acaba sendo muito grande. Ou seja, ele leva muito tempo para ter a sua integridade comprometida. Contudo, graças a sua composição química, o prazo de validade realmente acaba tendo pouco influência nele. Portanto não há afirmar que comer miojo vencido faz mal.

Por outro lado, depois de conhecê-lo melhor, fica claro que o consumo dele é prejudicial de qualquer forma. Então dizer que o miojo vencido faz mal acaba sendo algo até lógico. Mas o máximo que pode acontecer é que, se estiver vencido a muito tempo, os seus prejuízos serão apenas agravados.

Leia mais: Quem tem gastrite pode comer melancia? Entenda se existem contraindicações

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915