Comer muita castanha de caju faz mal? Veja os malefícios do excesso

Quem é fã de castanha de caju dificilmente consegue ficar longe dela. Assim como outras castanhas, ela é uma ótima escolha de petisco para toda e qualquer ocasião. Contudo, assim como todo alimento, é preciso não empolgar para que o consumo não seja exagerada. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te ensinar por que comer muita castanha de caju faz mal, e quais são os malefícios do excesso.

A princípio, é difícil de imaginar que a castanha de caju possa fazer mal. Ela é muito conhecida pelos seus benefícios para a saúde, e não por malefícios. Entretanto, por mais benéfica que uma comida possa ser, as propriedades e nutrientes dela causar danos na nossa saúde de estivem em excesso no organismo, e infelizmente com a castanha de caju não é diferente.

Principais nutrientes da castanha de caju

Primeiramente, ao analisar alguns de seus nutrientes, será mais fácil entender porque comer muita castanha de caju faz mal. Começando pelos seus minerais, a castanha de caju oferece boas quantidade de potássio e selênio, que em associação com as proteínas do alimento, favorecem muito a saúde dos músculos. Mas ela também apresenta outros minerais importantes, como o magnésio, zinco, fósforo e ferro.

Outra porção importante dos nutrientes da castanha são as vitaminas, especificamente a vitamina E, que é a mais notável da castanha. Ela por si só já é benéfica para a saúde, mas quando age em conjunto com os carotenoides da castanha, é possível obter uma potente ação antioxidante para o organismo, que é de extrema importância para o combate dos radicais livres.

Por fim, também vale mencionar que a castanha contém fibras e compostos anti-inflamatórios. O primeiro ajuda a manter a saúde intestinal e cardiovascular, enquanto o segundo é responsável por combater diversas doenças inflamatórias, e regular os processos inflamatórios do organismo como um todo.

Leia mais: 10 benefícios da castanha de caju que você precisa conhecer hoje mesmo

Benefícios oferecidos pelos nutrientes da castanha de caju

  • Previne doenças neurodegenerativas
  • Ajuda a regular a pressão arterial
  • Combate a osteoporose e a anemia
  • Melhora o controle da glicemia do sangue
  • Mantém o sono regulado e com qualidade
  • Previne e combate o envelhecimento precoce
  • Ajuda a melhorar quadros de depressão
  • Fortalece a imunidade e resistência a doenças
  • Favorece o ganho de massa muscular e emagrecimento

Por que comer muita castanha de caju faz mal?

O primeiro problema, que também vale para qualquer alimento, é que grandes quantidades de castanha de caju podem engordar. Ela contém uma quantidade significativa de gorduras, que podem ser prejudicais quando em quantidades muito expressivas. Ademais, também é bom mencionar que o consumo excessivo e prolongado da castanha de caju, bem como de outros alimentos, pode levar ao desenvolvimento de uma alergia.

Por outro lado, o principal problema não são esses, e sim o selênio, que é um nutriente muito presente no alimento. Por mais que ele tenha um efeito antioxidante no organismo, o selênio em grandes quantidades deixa de ter essa ação e passa a promover malefícios, que podem até mesmo atingir a nossa pele e cabelos.

Comer muita castanha de caju faz mal também quando ela não é bem armazenada. Nesses casos, há o risco de haver fungos que produzem uma toxina denominada de aflatoxina. Ela é responsável por danificar muito a saúde e funcionamento do nosso fígado, o que consequentemente compromete o organismo no geral.

Leia mais: Tomar suco de limão todo dia faz mal? Saiba quais podem ser os efeitos

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915