Book Appointment Now
Como cuidar da pele do joelho? Veja a maneira correta de hidratar
Quando falamos de cuidados com o joelho, logo pensamos na prática de exercícios físicos, e manutenção da saúde e peso. De fato, esses são elementos essenciais para manter os joelhos saudáveis. Entretanto, costumamos esquecer que a pele do joelho também necessita de cuidados. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar a como cuidar da pele do joelho corretamente.
Atualmente, os cuidados com a pele têm sido cada vez mais difundidos. A grande maioria das pessoas reconhece a importância da saúde da pele, e até mesmo já sabe quais são os principais produtos e métodos que ajudam a mantê-la. Contudo, infelizmente a pele do joelho é deixada de lado nesse processo muitas vezes. Isso pode ser preocupante em alguns casos, pois essa região da pele precisa de uma atenção especial.
Como deixar a pele do joelho mais suave?
Antes de mais nada, é possível notar que a pele do joelho é consideravelmente mais grossa e áspera do que em outras partes do corpo. Sob esse ponto de vista, existem alguns cuidados simples e práticos que podem ajudar muito a suavizar a pele da região. Acompanhe alguns deles a seguir:
- Um dos cuidados diários com a pele do joelho é a esfoliação. O ideal é que ela seja feita durante o banho, utilizando produtos seguros e de qualidade.
- É muito importante que a esfoliação seja seguida de uma boa hidratação, para manter a pele úmida. Felizmente, existem diversas opções de hidratantes corporais no mercado.
- Por fim, antes de você ir dormir, massageie seu joelho, por alguns minutos, utilizando um óleo de vegetal. Os mais recomendados são os de camomila e alecrim.
Como usar pepino, limão e babosa
Confira essas dicas que vão te ajudar a cuidar da pele do joelho sem gastar muito e ter ótimos resultados.
Pepino: utilize rodelas do pepino sobre a pele dos joelhos limpas, fazendo movimentos circulares e deixando agir por 15 minutos, após enxague e finalize o cuidado como preferir.
Limão: para aproveitar os benefícios do limão, misture suco de limão com bicarbonato e basta esfregá-lo em toda região dos joelhos. Deixe agir no máximo meia hora. Então retire tudo com água morna.
Babosa: a babosa é grande aliada no combate as manchas e pode te ajudar a cuidar da pele do joelho também. Seja o gel puro ou misturado com leite, ela faz milagres. Aproveite essas opções aqui e tire proveito agora mesmo.
O que fazer em casos de joelhos flácidos?
De maneira geral, todo o nosso corpo sofre alterações conforme o envelhecemos. Sob esse ponto de vista, a pele é uma das partes mais afetadas por esse processo. Isso se dá pelo fato de que, quanto mais velhos ficamos, mais frouxas ficam as ligas de colágeno que compõem a pele. Com a pele do joelho não é diferente, sendo bastante comum que ela fique flácida com o tempo.
Uma das formas de combater esse problema é através de exercícios físicos, visto que, através do desenvolvimento dos músculos, a pele tende a ficar mais firme. Contudo, apesar de ser uma solução simples, não é muito efetiva. Para obter um resultado melhor, é necessário consultar um dermatologista ou médico especializado. Dessa forma, é possível realizar procedimentos e tratamentos que diminuem as rugas e deixam a pele ainda mais firme.
Outros cuidados importantes com o joelho
Por fim, quando se trata de cuidados com a pele, todos nós temos a tendência de recorrer a cremes e outros produtos do tipo. Porém, é muito importante ter em mente que a pele é um órgão do nosso corpo assim como qualquer outro e, portanto, necessita de cuidados que vão além de aplicações na superfície.
Ou seja, para cuidar da pele, incluindo a do joelho, é essencial levar em consideração fatores como a higiene e nutrição. No caso, devemos sempre nos lembrar de manter os joelhos limpos, antes e depois de aplicar hidratantes e cremes. Ademais, manter uma boa dieta, especialmente rica em antioxidantes, também trará inúmeros benefícios para a pele.
Leia mais: Conheça os tratamentos ideais para repor o colágeno e a flacidez da pele de mulheres maduras