Book Appointment Now
Você sabe como descartar medicamentos vencidos corretamente? Veja aqui
Você muito provavelmente possui um pequeno estoque de medicamentos em casa. Seja para casos de emergência ou tratamentos a longo prazo, ou até aquele comprimidinho que sobrou do último tratamento, ele fica ali guardadinho. Entretanto, é muito importante se atentar a data de validade deles e, caso estejam vencidos, se informar sobre o descarte correto. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te ensinar a como descartar medicamentos vencidos corretamente.
A princípio, é bastante comum que os remédios que temos em casa acabem passando do prazo de validade. Afinal, muitos não precisam ser tomados com frequência, ou são utilizados apenas para tratamentos específicos. Porém nesses casos, é preciso aprender a maneira correta de descartar medicamentos vencidos para evitar poluir o meio ambiente ou causar acidentes.
Medicamentos vencidos ainda podem ser consumidos?
Não, medicamentos vencidos jamais devem ser consumidos. Ao contrário do que muitos pensam, os medicamentos que passaram do seu prazo de validade podem de fato fazer mal à saúde. As pessoas costumam dizer que o remédio apenas perde o seu efeito, porém na prática pode haver grandes problemas. Tais problemas podem variar de acordo com o medicamento, a forma em que ele se apresenta, e como ele é armazenado.
De antemão, muitos produtos vencidos são capazes de causar danos reais e diretos ao nosso organismo. Porém, existem aqueles que de fato apenas perdem seu potencial de ação, ou parte dele. Nesses casos, o dano ocorre de forma indireta, e pode ser ainda mais grave. Antibióticos vencidos, por exemplo, podem perpetuar a sobrevivência de bactérias resistentes, fazendo com que elas fiquem cada vez mais fortes e que você precise tomar doses elevadas de remédios.
Como descartar medicamentos vencidos corretamente?
Todo tipo de material e lixo que jogamos fora possui um determinado destino, e com os medicamentos não é diferente. Se você descartar medicamentos vencidos normalmente, dentro de uma lata de lixo ou pelo vaso sanitário, a composição química deles resultará em enormes danos para o meio ambiente.
Sendo assim, todo medicamento vencido deve ser encaminhado para estabelecimentos como farmácias, hospitais ou postos de saúde, pois eles saberão a maneira adequada de descarte. Caso você não encontre um local que consiga fazer esse descarte, é possível se informar na unidade básica de saúde mais próxima.
Leia mais: Materiais perfurocortantes precisam de descarte especial, orienta a Vigilância Sanitária
Cuidados importantes além de descartar medicamentos vencidos
Tendo em mente os prejuízos que os remédios vencidos podem causar ao meio ambiente e à sua saúde, é preciso reforçar alguns cuidados importantes, que vão além de seu descarte. Ao consumir acidentalmente um remédio vencido, por exemplo, é preciso ficar atento a possíveis sintomas, e caso necessário, se encaminhar para um atendimento médico.
Por fim, não basta saber descartar os medicamentos vencidos, também é necessário atentar-se ao armazenamento dos remédios. Por mais que eles possuam uma determinada data de validade, a forma de armazenamento pode estragar o medicamento, fazendo com que ele fique ainda mais danoso ao ser consumido. Portanto, siga as instruções do fabricante para poder armazenar corretamente.
Fique atento aos 10 ERROS que aumentam o risco de CONTAMINAÇÃO ALIMENTAR
Além dos cuidados com medicamentos vencidos que oferecem danos à saúde, não descuide dos alimentos. Veja mais detalhes no vídeo e evite erros.