Como escolher o melhor horário para praticar atividades físicas? Dicas de Especialista

Saber escolher o melhor horário para praticar atividades físicas é muito importante para conseguir ter um bom resultado. Para isso, o site SaúdeLab apresenta dicas de como escolher o melhor horário e informações adicionais. Confira a seguir com mais detalhes! 

Aprenda a escolher o melhor horário para praticar atividades físicas

Começar a praticar atividade física ajuda a evitar problemas de saúde e ainda deixa a estética do corpo mais bonita. Entretanto, quando se passa para a prática, escolher um horário parece algo difícil.

Então, para saber qual o melhor horário para praticar atividades físicas é preciso saber o que levar em consideração na hora da escolha. Independente se for escolher praticar caminhada ou algum treino de musculação é necessário escolher um horário adequado.

Sendo assim, é essencial atentar-se a rotina, horário em que se tem mais disposição, disponibilidade de personal trainer na academia e o relógio biológico, por exemplo. 

Quando praticar atividades físicas? Escolha de acordo com a rotina

Primeiramente, quando for escolher o melhor horário para praticar atividades físicas sempre decida de acordo com a sua rotina. É muito comum que pessoas que trabalham durante o dia escolham o período do fim do dia ou à noite para se exercitarem.

Por outro lado, alguns começam a trabalhar somente a partir das 8 horas da manhã, o que permite escolher o horário da manhã. Mas, caso o tempo que tenha para se exercitar seja apenas no horário do almoço, não tem problema, apenas lembre-se de que a refeição deve ser feita após o treino, pois pode causar desconforto. 

No horário que você tem mais disposição

Escolher conforme a disposição para se exercitar também é muito importante. Para isso, é preciso se auto observar e ter um conhecimento de como seu organismo funciona, ou seja, saber em qual horário se tem mais energia para praticar atividades físicas.

Se durante a manhã é o horário em que se tem mais disposição, dê preferência por esse período do dia. Agora se de tarde ou de noite você tem mais disposição, não hesite em escolher esse horário e começar.

Além disso, escolher um horário de acordo com o momento em que se tem mais disposição impede a procrastinação e a desistência. Como também, permite alternar entre treinos mais pesados e os mais leves nos horários de menos energia. 

Disponibilidade de personal na academia

Para as pessoas que estão iniciando agora na academia e não sabem usar os aparelhos, verificar a disponibilidade de um personal trainer é fundamental. Ter um professor para explicar como usar os aparelhos permite ter um melhor desempenho e consequentemente melhores resultados.

Embora pareça simples usar os aparelhos da academia, é preciso ter orientação do personal, pois ele é formado em educação física. Com o auxílio desse professor, não haverá o risco de exagerar no peso, começando com muitos quilos.

E não para por aqui os motivos de escolher o melhor horário. O professor vai ajudar a executar os movimentos com a postura certa, impedindo que a pessoa venha a ter lesões na coluna e em outras partes do corpo. 

Poucas pessoas na academia

Ainda sobre quem é iniciante e está começando a praticar musculação, escolher um horário em que tem poucas pessoas na academia é uma ótima opção. Esse critério de escolha de horário é recomendado para pessoas que são tímidas, logo com poucas pessoas no local elas se sentem mais à vontade caso errem algo.

Assim como, esse tipo de escolha permite ter mais aparelhos disponíveis e não precisar esperar os outros desocuparem o equipamento para que então possa usá-lo. Dessa maneira, é possível otimizar o tempo. 

Mulher malhando no melhor horário para atividades físicas
Logo, escolher um horário em que tem poucas pessoas na academia é uma ótima opção para praticar atividades físicas mais tranquilo – Canva

Praticar atividades físicas de acordo com o relógio biológico

Por fim, escolher o melhor horário para praticar atividades físicas de acordo com o relógio biológico é uma das melhores maneiras. Mas antes de prosseguir, saiba que o relógio biológico é um mecanismo que faz com que o organismo funcione, isto é, sinta fome, sono e vontade de fazer as necessidades fisiológicas em determinado momento.

Então, para as pessoas que têm um relógio biológico matutino, ou seja, que tem uma maior predisposição em acordar até às 7 horas da manhã, praticar atividade física pela manhã é melhor. Isso porque, o nível de energia é maior.

Agora, existem pessoas que possuem um relógio biológico vespertino, que o nível de disposição só aumenta depois das 9 horas da manhã. Para essas pessoas, o melhor horário para praticar atividade física é a partir da tarde.

Para saber como funciona seu relógio biológico é bem simples. A partir de hoje comece a observar em quais horários há uma maior disposição para realizar as tarefas difíceis, como trabalhar ou ir ao banco. Normalmente, são nesses horários em que há uma maior produtividade, pois devido à disposição é possível realizar mais atividades em um curto período de tempo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação