Você sabe o que é Slackline? Aprenda como iniciar essa prática de atividade física divertida

Conheça a prática do Slackline, como funciona e quais são os seus benefícios

A princípio, uma atividade física se consiste em um conjunto de movimentos ou de esforços para obter benefícios para a saúde e bem-estar. Tais benefícios podem ser diversos, como no caso do Slackline, que é um exercício diferente do usual. Portanto, venha com o SaúdeLab e entenda o que é Slackline e como iniciar a prática da atividade física.

De antemão, talvez você ainda não conheça o Slackline, que é traduzido para o português como linha folgada, até mesmo porque não é uma atividade física muito difundida, quando comparada às outras. Entretanto, esse exercício está ganhando uma certa popularidade, levando diversas pessoas a começar a praticá-lo. Para que você também possa fazer isso, é importante ficar por dentro sobre os detalhes dessa atividade divertida.

Primeiramente, o que é o Slackline?

À primeira vista, o Slackline pode parecer uma atividade física bastante similar a corda bamba. Para praticá-la, é preciso esticar uma corda com 2,8 a 5cm de espessura entre dois pontos diferentes, até que ela fique tensionada o suficiente. Quando ela estiver bem firme, o praticante começa o exercício, que se consiste em equilibrar-se em cima da corda.

A prática dessa atividade física tem uma origem recente, assim como a sua popularidade. Atualmente, existem cordas apropriadas para esse exercício, além de catracas para o tracionamento e fitas para proteção dela. A distância a ser percorrida pode variar de acordo com o objetivo e disposição do praticante. Além dissso, deve-se observar o uso de acessórios para ter segurança e evitar acidentes.

Benefícios dessa atividade física

Tendo em mente alguns dos princípios básicos do Slackline, é possível discursar sobre os benefícios que esse exercício oferece. Como ele se baseia em uma pessoa manter-se equilibrada em cima de uma corda, enquanto percorre ela de um lado para o outro, o esporte treina muito a concentração e propriocepção do praticante.

Dessa maneira, ao treinar esses aspectos, o Slackline oferece tanto benefícios físicos e mentais. Contudo, as principais melhorias estão na velocidade de reação, coordenação, concentração, equilíbrio e consciência corporal, o que torna a atividade física bastante proveitosa.

Começando a praticar o Slackline

Um dos grandes pontos dessa atividade física é que não há uma restrição de idade muito grande. O Slackline é popularmente praticado por skatistas, surfistas e escaladores, visto que o exercício treina caracteres importantes para esses esportes. Porém, ele pode ser praticado por qualquer pessoa entre 5 e 80 anos.

A dificuldade e complexidade do exercício pode variar de acordo com as modalidades. Elas mudam de acordo com o comprimento e altura da corda, e com o ambiente praticado. Contudo, ele pode ser facilmente adaptado para iniciantes, deixando a corda em comprimentos mais curtos e alturas menores. Dessa forma, é possível praticar a atividade física com facilidade até mesmo dentro de escolas.

Leia mais: Mulheres com sobrepeso: confiram 05 práticas de atividades físicas fáceis de fazer