Como higienizar o frango antes de cozinhar? Veja dicas certeiras para evitar problemas

De antemão, cada tipo de carne requer cuidados específicos no preparo. Um desses cuidados é a limpeza, que se diferente entre as carnes vermelhas e brancas. Porém, no caso das carnes brancas, especificamente na de frango, a limpeza precisa ser feita com muita atenção. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e fique por dentro de dicas de como higienizar o frango antes de cozinhar.

A carne do frango é considerada uma das mais leves e saudáveis, graças a riqueza em proteínas e pouca quantidade de gorduras que ela apresenta. A partir dela é possível fazer incontáveis pratos muitos saborosos. Entretanto, para garantir a qualidade, e até mesmo a segurança deles para o consumo, é preciso se certificar de que a carne esteja devidamente limpa e em bom estado para o preparo.

Como higienizar o frango antes de cozinhar?

Antes de mais nada, é preciso salientar que a higienização do frango não tem necessariamente a ver com as sujeiras dele. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, ele nunca deve ser lavado sob a água. Existem bactérias que tiram vantagem da umidade sob o frango. Logo, se ele for molhado, há maiores chances de contaminação. Portanto, quando se fala em como higienizar o frango antes de cozinhar, estamos nos referindo a remoção de certas partes.

No caso, existem duas principais partes do frango que precisam ser retiradas antes do preparo, que são as gorduras e os nervos. Para identificá-las, basta ter atenção com a coloração, visto que elas são respectivamente brancas e avermelhadas. No caso, as gorduras devem ser removidas por causa de seus malefícios para a saúde, enquanto os nervos são opcionais, pois afetam a textura da carne.

O frango inteiro requer ainda mais cuidados na higienização

A princípio, todas as dicas mencionadas se aplicam a carne em si do frango, que costuma apresentar nervuras e gorduras independente do corte. Mas se você quer preparar um frango inteiro, a higienização é bem mais complexa. Isso porque a quantidade de gorduras e nervos será maior, e alguns miúdos, como os rins, precisam ser removidos e descartados. Ademais, partes como os pés e pescoço também são comumente descartadas por causa da textura.

Pode remover as cartilagens também ou não?

Por fim, aprender a como higienizar o frango antes de cozinhar se consiste quase que inteiramente em saber o que remover e deixar na carne. Conforme fora dito, as gorduras devem ser removidas por causa de seus malefícios. Mas os nervos são questão de preferência, e se você não ligar para as alterações que ele causa na textura, não precisa remover. O mesmo pode ser dito das cartilagens, que não agradam todo mundo mas geralmente são seguras.

Contudo, acredita-se que as cartilagens do frango, especialmente as dos pés, sejam uma das principais fontes de colágeno na nossa alimentação. E o colágeno por sua vez é um composto indispensável para a saúde e beleza da pele. Sendo assim, em suma, se você não gosta das cartilagens, pode remover elas sem problemas, mas você estará perdendo os benefíicos delas.

Leia mais:

Como fazer moela de frango saudável? Aprenda como incluir o miúdo no cardápio

Pode congelar frango já temperado? Aprenda quais são os cuidados necessários

Como saber se o frango está estragado? Qual a maneira correta de conservar? Confira agora mesmo

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915