Book Appointment Now
Aprenda a como oferecer laranja para bebê de 6 meses de forma segura
A princípio, sabemos que nem todo alimento é apropriado para a dieta de bebês. Geralmente, quando há uma contraindicação, ela se dá pela composição nutricional ou aspecto físico da comida. Com isso, até mesmo frutas consideradas benéficas devem ser incluídas com cuidado. Portanto venha com o SaúdeLab e aprenda a como oferecer laranja para bebê de 6 meses de forma segura.
Em relação à composição nutricional, a laranja é uma excelente comida para incluir na dieta de bebês e crianças pequenas. Ela é riquíssima em vitaminas, minerais, fibras e muitos outros nutrientes benéficos para a saúde. Entretanto, dada as características físicas dela e o fato de que a laranja é uma fruta cítrica, é normal ter um pouco de receio ao introduzi-la na alimentação de seu filho.
Como oferecer laranja para bebê de 6 meses?
De maneira geral, a partir dos 6 meses de idade, o bebê pode começar a consumir alimentos mais sólidos e consistentes, como a laranja. Mas no caso dela em específico, é necessário ter alguns cuidados antes de servi-la. O primeiro deles é a higienização. Frutas e vegetais no geral precisam sempre serem higienizados antes do consumo, e para os bebês esse cuidado é ainda mais importante.
Depois de limpa, só há como oferecer laranja para bebê de 6 meses se você souber fracionar a fruta. Basicamente, ela deve ser dividida em gomos, e estes não podem ser muito pequenos. Ademais, as membranas e sementes deles precisam ser removidos antes de serem servidos, visto que são estruturas mais difíceis de se mastigar. Por fim, vale salientar que esses cuidados devem ser mantidos até os 9 meses de idade.
O suco de laranja é perfeito para garantir um consumo seguro
Agora que você sabe como oferecer laranja para bebê de 6 meses, não há com o que se preocupar se você seguir todos os cuidados mencionados. Contudo, se estiver procurando por uma forma mais simples de fornecer os benefícios da laranja para o bebê, a melhor alternativa acaba sendo o suco da fruta. Apesar dele perder uma pequena parte dos nutrientes originais, e precisar ser muito bem batido, sem as sementes, ele costuma ser bem seguro.
Principais benefícios da laranja para a saúde
- Aumenta a imunidade: durante o crescimento do bebê, o sistema imunológico dele ainda se encontra sob desenvolvimento. Logo, é importante garantir que esse desenvolvimento corra bem. Uma das formas de se fazer isso é através do consumo das vitaminas C e A, ambas presentes na laranja.
- Garante a saúde óssea: assim como o sistema imunológico, os ossos também se encontram ainda sob formação em bebês pequenos. E a laranja, por conter minerais como o cálcio, magnésio e fósforo, ajuda a garantir a saúde e estruturação óssea como um todo.
- Melhora a saúde intestinal: a laranja é uma fonte considerável de fibras, que por sua vez são nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do intestino. Para aproveitá-las, o ideal é que o bebê consuma a fruta in natura ao invés do suco, visto que em alguns casos os sucos possuem menos fibras.
Leia mais:
- Criança pode beber energético e bebidas isotônicas? Entenda agora mesmo
- Pesquisa aponta que redução de sono afeta a saúde de crianças de 5 a 7 anos
- Crianças com dieta inadequada correm risco de problemas de saúde mental e personalidade
- Panquecas coloridas veganas: receita perfeita para fazer com as crianças