Como preparar arnica para desinflamar? Saiba mais sobre suas utilidades

Que ela é um santo remédio, todo mundo já sabe, mas você sabe como preparar a arnica para desinflamar? A princípio, apesar de nem todo mundo saber que ela é uma planta, a arnica é um produto extremamente popular.

O principal motivo por trás disso é o forte efeito anti-inflamatório dela. Mas para aproveitar ele de fato, é necessário saber como extrair ele a partir da planta. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, aprenda a como preparar arnica para desinflamar e saiba mais sobre suas utilidades.

Conforme fora dito, a arnica é famosa, principalmente, por causa de suas propriedades anti-inflamatórias. Estas se dão pela presença de compostos fenólicos e de flavonoides, que costumam ser benéficos para o nosso organismo de diferentes formas.

Entretanto, para que o organismo possa de fato acessar eles, é preciso aprender a como fornecê-los de fato. Caso o contrário, a arnica não conseguirá exercer sua ação anti-inflamatória.

Como preparar arnica para desinflamar?

De maneira geral, o potencial anti-inflamatório da arnica é muitas vezes usado para combater inflamações na pele. Não é a toa que as pomadas e cremes de arnica são tão comercializados. Felizmente, há como preparar arnica para desinflamar de formas caseiras.

Uma delas é o óleo de arnica, onde basta misturar 100ml de óleo de amêndoas o azeite de oliva com 10g de folhas secas de arnica, e, depois de pronto, aplicar sob o local inflamado da pele.

Outra ótima opção de como preparar arnica para desinflamar é a pomada. Ela também utiliza óleo de amêndoas, mas dessa vez são 45ml para cada 4 colheres de sopa de folhas secas e picadas da arnica. Ademais, também é preciso acrescentar 5g de cera de abelha e misturar bem para aplicar na pele.

Por fim, a arnica também pode ser empregada para fazer tinturas. Só que dessa vez é necessário misturar 10g das folhas da planta com 150ml de água e 350ml de álcool de cereais. Quanto a aplicação, ela é igual para os outros métodos, bastando aplicar na região da pele desejada.

Para inflamações generalizadas do organismo, o chá é a melhor opção

De antemão, você aprendeu acima alguns métodos de como preparar arnica para desinflamar a pele. entretanto, não é apenas a pele que sofre com inflamações. Elas podem se manifestar em todo o nosso corpo, e felizmente a arnica pode combater inflamações gerais através do chá de arnica.

Para fazê-lo, basta preparar uma infusão com 25oml de água fervente para cada colher de chá das folhas secas de arnica.

A arnica é útil para muitas outras finalidades

Novamente, a arnica é famosa por ser um anti-inflamatório potente. Contudo, essa está longe de ser o único efeito que ela exerce na nossa saúde. A planta é considerada um produto antioxidante, analgésico, anticoagulante e antimicrobiano.

Logo, aprender a como preparar arnica para desinflamar também significa aprender a tratar e amenizar diversos problemas de saúde. Dentre eles, podemos mencionar os seguintes como exemplo:

  • Distensão muscular
  • Perda de cabelo
  • Ferimentos generalizados
  • Dores articulares
  • Dores de dentre
  • Contusões e traumatismos
  • Dores pós-operatórias
  • Furúnculos na pele
  • Hematomas de pancadas
  • Dor de gengivites
  • Dores musculares gerais
  • Hemorroidas e varizes

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915