Como preparar inalação com buchinha do norte? Conheça o passo a passo correto

Como preparar inalação com buchinha do norte? – Você já ouviu falar da buchinha do norte? Ela é uma planta bastante peculiar, e com a qual nem todo mundo está familiarizado. Mas quem já conhece ela bem, sabe que ela pode ser aproveitada em inalações para beneficiar a nossa saúde de diferentes formas.

Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab e veja o passo a passo de como preparar inalação com buchinha do norte.

De maneira geral, boa parte das inalações são feitas utilizando água, soro e similares Porém na realidade existem diversas formas de incrementar esse processo, e uma das melhores delas é através do uso de plantas medicinais, como a buchinha do norte.

Entretanto, por serem carregadas de propriedades, elas precisam ser manuseadas com bastante cuidado, até mesmo para inalações.

Como preparar inalação com buchinha do norte?

  1. Primeiramente, em um recipiente limpo, acrescente uma xícara de água.
  2. Acrescente também uma colher de café de sal ou, preferencialmente, cloreto de sódio puro.
  3. Agora descasque uma buchinha-do-norte e corte um pedaço fino, de até um centímetro.
  4. Feito isso, acrescente o pedaço no recipiente com água e mantenha ele bem tampado.
  5. Com o recipiente vedado, reserve ele em um local seguro e sob temperatura ambiente.
  6. Depois de alguns dias, coe a água em outro recipiente limpo para servir de dosador.
  7. Em seguida, quando for fazer a inalação, acrescente a água no nebulizador ou inalador conforme as instruções do aparelho. Mas juntamente à ela, coloque também uma ou duas gotas da água de buchinha do norte.
  8. Por fim, agora basta fazer a inalação normalmente.

Para que a inalação com buchinha do norte pode ser utilizada?

Em suma, quem saber como preparar inalação com buchinha do norte pode aproveitar essa técnica para melhorar a saúde respiratória. Isso porque a planta ajuda a combater a sinusite e os sintomas dela, e também descongestiona o nariz, o que por sua vez é vantajoso para quem está gripado ou resfriado.

Ou seja, é como se ela potencializasse os efeitos que uma inalação comum oferece.

A buchinha do norte precisa ser usada com cuidado

Agora que você sabe como preparar inalação com buchinha do norte, não podemos deixar de comentar sobre os riscos que ela pode oferecer. Isso porque infelizmente, apesar de ter propriedades benéficas, a buchinha do norte é apresenta uma certa toxicidade.

Logo, dependendo de como ela é usada, ela consegue ser bastante nociva para a saúde do nosso organismo.

No caso da inalação, se você fizer ela com muita frequência ou tiver sensibilidade, é possível que ela cause um efeito cáustico na mucosa das vias respiratórias. E obviamente isso pode levar à inúmeros danos no sistema respiratório.

Sendo assim, para garantir a segurança da inalação, é importante que você faça o processo com moderação, e consulte um médico especialista antes para saber se o procedimento é ou não seguro para o seu caso.

Leia mais: 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915