Como proceder quando o colega de trabalho tem CC? Aprenda abordar com elegância

Sem dúvidas, o mau odor corporal pode ser um problema muito incomodativo, tanto para a pessoa que porta quanto para as outras ao seu redor. E se essa ‘saia justa’ é com um colega de trabalho com odor impregnado nas axilas, por exemplo, é algo que pode tornar o ambiente bastante desagradável. Portanto, para situações como essa, o SaúdeLab vai te ensinar a como proceder quando o colega de trabalho tem CC.

A princípio, qualquer tipo de odor desagradável no local de trabalho é, sem dúvidas, constrangedor. Porém, quando se trata de um colega com Bromidrose, que é o famoso CC, a situação fica ainda bem mais delicada. Sabemos que quando o ambiente está cheirando mal por falta de limpeza, basta apenas lavá-lo melhor. Porém, quando esse odor é proveniente de outra pessoa, é necessário ter uma abordagem mais cuidadosa.

A título de informação, o odor forte do suor que lembra cheiro de urina (amônia) pode estar relacionado com a ingestão excessiva de alimentos ultra processados. Nesse ponto em particular o fígado não consegue excretar todos os restos metabólicos na urina, logo elimina também pelo suor. Outro fator é a sudorese com “cheiro de cebola” que pode estar relacionado com distúrbios hormonais, por exemplo, da Tireoide ou do Diabetes. Caso sejam essas as questões do seu parceiro de trabalho um médico precisa ser consultado e tratar as causas.

Conversar é a melhor solução

A primeira vista, quando uma pessoa está com cheiro forte nas axilas, não significa necessariamente que ela não tenha higiene pessoal. Conforme informamos acima, algumas situações de saúde podem causar o odor, e portanto, é preciso cuidado investigar a causa antes de falar. Contudo, independente do porquê desse odor nas axilas, ele ainda assim precisa ser resolvido, já que é um tipo de situação muito incômoda para todos.

Atenção! Não faça brincadeiras desagradáveis ou piada com seu colega que está com cecê. A melhor forma de resolver esse problema é abordando a pessoa de forma respeitosa e discreta. Ou seja, chame o colega de trabalho para conversar ou comer algo, e quando tiver uma boa oportunidade, entre no assunto de forma delicada e compreensiva. Dependendo da conversa, você pode oferecer formas de ajudar ou soluções para o problema da pessoa.

colegas de trabalho sentindo mau cheiro de CC
Cuidado com atitudes que podem magoar seu colega de trabalho que está com CC – Canva PRO

Nunca falta respeito ou educação

Conforme fora dito, o colega de trabalho com CC pode estar sob essa condição por motivos diversos. Logo, é muito importante ter empatia com a situação dele. Ou seja, além de tentar ajudá-lo a superar o mau odor, é preciso espalhar essa forma de agir entre os colegas.

Infelizmente, muitas pessoas conseguem ser bastante maldosas com um colega de trabalho que causa algum incômodo. Nesse caso, é muito importante que todos se respeitem, sobretudo, que não façam bullying.

Abordando o colega de trabalho com CC

Antes de mais nada, sabendo da importância do diálogo, é preciso se planejar para abordar o colega de trabalho que está com CC. Tente sempre se colocar no lugar da pessoa, e entender o porquê dela possuir essa condição. A partir disso, é possível oferecer ajuda e conselhos mais apropriados.

No caso de falta de higiene pessoal, o CC pode ser facilmente corrigido. Lavar bem a região das axilas e aplicar o desodorante é uma opção de solução. Outra dica são produtos caseiros como o bicarbonato ou mesmo o vinagre, eles são as infalíveis formas de combatê-lo.

Portanto, dependendo de como for a conversa, faça esse tipo de sugestão ao seu colega de trabalho sugerindo as melhoras formas de evitar o CC em casa e até mesmo no serviço.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915