Você sabe qual a maneira segura de higienizar roupas de bebê recém-nascido?

A primeira vista, lavar as roupas de casa pode parecer uma atividade simples, sem muitas complicações. Contudo, algumas peças de vestimentas possuem características que requerem uma atenção especial, tal como as roupas de bebê. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar qual a maneira segura de higienizar roupas de bebê recém-nascido, sem comprometer a eficiência da lavagem.

A princípio, os bebês, especialmente recém-nascidos, costumam ser mais frágeis e delicados. Logo, eles necessitam de muitos cuidados e observação. Um desses cuidados esta relacionado com suas roupas, que precisam ser higienizadas de maneira diferente das demais. As roupas de bebê passam por processo diferentes para garantir que o recém-nascido fique seguro.

Primeiros passos para lavar as roupas de bebê

Antes de mais nada, é muito importante se organizar para higienizar as roupas de bebê. Ele irá precisar de roupas limpas assim que nascer, portanto, planeje a higienização com antecedência. O ideal, é lavar todas as peças que tenham contato com a pele dele, e isso deve ser feito a partir da trigésima semana de gestação.

Conforme fora dito, as peças que possuem contato com o bebê precisam ser higienizadas antes de usar. Ou seja, isso inclui lençóis, babadores e similares, e não apenas roupas. Contudo, por serem peças mais delicadas, e dada a fragilidade dos bebês, é necessário efetuar essas lavagens separadamente. Sendo assim, o planejamento também envolve lavar as roupas de bebê em momentos diferentes do restante das roupas da família.

Produtos e métodos mais adequados

De antemão, para higienizar as roupas de bebê, é preciso adotar diversos cuidados. Um deles é em relação aos produtos utilizados no processo. As melhores opções são um sabão líquido de coco ou um sabão neutro. Amaciantes e outros produtos de odor muito forte precisam ser evitados ao máximo, pois podem causar irritações na pele do bebê.

Em relação a forma de higienização, é possível fazer tanto a mão quanto na máquina. O ideal é que a primeira lavagem seja feita a mão, para evitar que as roupas soltem tinta. Porém, é preciso enxaguar as peças muito bem, a fim de remover todo o sabão. Depois da primeira lavagem a mão, é possível utilizar a máquina, desde que as peças sejam separadas por cor e que seja utilizado o ciclo para roupas delicadas.

roupa de bebê limpa
Conheça as principais dicas para lavar roupas de bebê com segurança e eficiência. Fonte: Canva Pro

Outras dicas para a higienização correta

Ainda sobre o momento de lavagem, algumas pessoas podem optar por utilizar água morna. Porém, esse fator não exerce tanta influência, e portanto é possível utilizar água fria também. Por outro lado, a secagem das roupas de bebê também é uma etapa importante. Dê preferência por deixar as roupas bem esticadas em um local muito bem ventilado, e aguarde elas ficarem completamente secas antes de guardar.

Por fim, também antes de guardar as roupas de bebê, é recomendado que elas sejam passadas, em temperatura média. Assim, é possível ajudar na prevenção contra irritações de pele no bebê. Depois de passadas, as roupas podem ser guardadas em um local limpo.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915