Como tomar termogênico

Saiba mais sobre como tomar termogênico corretamente e para emagrecer

como tomar termogenico

Não é só você engolir uma cápsula do suplemento com a ajuda de um copo de água. Além disso, cada marca de termogênico e até o melhor termogênico têm uma forma mais ou menos indicada para a ingestão do produto. De qualquer forma, há alguns cuidados que você precisa ter.

Por isso, para início de conversa, tente estabelecer uma rotina com a suplementação. Por exemplo, de forma geral, o correto é tomar termogênico de quinze a sessenta minutos antes de uma sessão de treino. A quantidade de cápsulas vai variar muito.

O Lipo 6, por exemplo, estimula que os usuários usem pelo menos três vezes ao dia, junto das principais refeições. Cada cápsula oferece 120 miligramas de cafeína, o que é uma dose bastante porrada, se formos considerar.

Por isso mesmo é conveniente que consulte a embalagem ou o fabricante do produto antes de iniciar a suplementação. E, é claro, não deixe nunca de procurar um médico, um nutricionista ou um especialista antes de iniciar o consumo de termogênicos.

O que é termogênico?

Antes de irmos à lista definitiva sobre os melhores suplementos do gênero, é importante esclarecermos todas as dúvidas a respeito do que é um termogênico. Isso importa principalmente pelo fato de que muitas pessoas ingerem produtos de suplementação termogênica indiscriminadamente, sem saber exatamente quais consequências surgirão em seus corpos.

Por isso, vamos ao conceito, e ele é bem simples: termogênicos são substâncias que aumentam a temperatura corporal. Isso ocorre quando estimulam três grandes sistemas, sendo eles o nervoso central, o cardiovascular e o respiratório.

Como consequência disso, o metabolismo basal aumenta, o que provoca uma queimar maior de gordura, tanto em repouso quanto em atividade física. Por esse motivo, tem se proliferado a comercialização de produtos termogênicos entre praticantes de musculação, de exercícios aeróbicos ou mesmo de pessoas que precisam perder gordura rapidamente.

Substâncias mais comuns presentes nos termogênicos

suplemento termogênico para emagrecer

Sabemos que a cafeína é mesmo o princípio ativo mais comum nos termogênicos. Mas há outros compostos, de acordo com cada fabricante ou marca. E é importante avaliar isso antes de decidir que tal produto é o melhor termogênico para você. Ninguém quer ter uma alergia ou mesmo um efeito colateral mais grave.

Por isso veja abaixo algumas substâncias comumente presentes nesses produtos:

Efedrina

Não se assuste, mas a efedrina é semelhante à anfetamina em termos moleculares. E é por isso mesmo que essa substância está sendo gradualmente banida em todo o mundo. Antigamente era muito utilizada junto da cafeína em produtos termogênicos, contudo seus efeitos colaterais potencialmente danosos levou as autoridades a começarem uma caçada contra ela.

Portanto preste atenção e verifique se o produto que lhe interessou não tem a efedrina em sua composição. Às vezes algum conhecido da academia pode aparecer com um produto pela metade do preço, algo do qual você deve desconfiar. Não caia no erro e na ilegalidade de consumir algo proibido por lei e que pode ser prejudicial a sua saúde.

Estudos apontam que na década de noventa houve casos de acidente vascular cerebral, convulsões, infarto, arritmias e hipertensão arterial devido ao consumo de termogênicos contendo efedrina. Sendo assim, tenha cuidado.

Sinefrina

A sinefrina é muito semelhante à efedrina, porém consideravelmente mais fraca. Por ela ser menos eficiente, ela é associada à cafeína para que seu efeito termogênico seja potencializado no usuário. Ainda assim, apesar de menos perigosa que a efedrina e de não ser proibida, ela não é ausente de riscos ao organismo.

Há relatos de arritmias cardíacas, de infartos do miocárdio e de acidente vascular cerebral. Os especialistas alertam, inclusive, para o fato de que a dose diária de sinefrina considerada segura é de 50 miligramas. Caso utilize um termogênico que contenha sinefrina e cafeína, a primeira deve ser de apenas 40 miligramas e a outra de um máximo de 320.

Cafeína

Por fim, como é óbvio, a cafeína. Ela é a substância estimulante de maior consumo em todo o planeta, nas mais variadas formas. Praticamente todos os termogênicos legalmente permitidos no mundo tem como princípio ativo básico essa substância.

De acordo com pesquisas, um adulto médio pode consumir seguramente um máximo de 400 miligramas de cafeína por dia. Estima-se que um shot de café de 30 mililitros possua até 90 miligramas de cafeína, apenas para dar um exemplo.

Essa substância é menos eficiente quanto a ajudar na perda de peso em relação à efedrina e à sinefrina. É justamente que a sua concentração nas cápsulas de termogênicos é bastante elevada, para que haja aí uma compensação.

Há casos de produtos, no entanto, que chegam a oferecer uma ultraconcentração de 800 miligramas de cafeína. Isso é praticamente o dobro da recomendação médica quanto ao máximo diário da substância. Portanto é preciso, mais uma vez, ter muito cuidado.

Efeitos colaterais dos termogênicos

efeitos colaterais dos termogênicos

No geral, os termogênicos são suplementos seguros de serem consumidos por praticamente qualquer pessoa, desde que liberada por um médico de confiança. Cuidando também para evitar produtos com substâncias banidas, como é o caso de duas supracitadas, aparentemente não há muitas consequências ruins.

O problema é que mesmo o melhor termogênico de todos contém substâncias que causam algum tipo de vício em seus usuários. É o caso, como se sabe, da cafeína. Depois de um uso constante, há possibilidade de você ficar neurologicamente em abstinência em relação ao produto. Isso pode causar irritabilidade, fadiga e dores fortes de cabeça.

Quem tem ansiedade precisa evitar de qualquer maneira os termogênicos. Nervosismo, taquicardia e até falta de ar podem surgir em pessoas ansiosas que ingerem cafeína em altas concentrações. Se consumir a sinefrina, por exemplo, é possível que tenha ataques de pânico e que desenvolva insônia crônica.

Os termogênicos também podem deixar o cólon irritado. Dores abdominais fortes e diarreis também podem acontecer. Por isso, antes de tomar um termogênico para emagrecer, verifique exatamente o que está tomando e como irá tomar.

Como tomar termogênico:

Qual o termogênico perfeito para mim?

Há algumas marcas e produtos específicos que sempre costumam figurar entre os melhores. O Lipo 6, por exemplo, está entre os eleitos há mais de dois anos como um dos termogênicos de maior eficácia do mercado. IntegralMedica, Kimera, Therma Pro são outras das marcas mais conhecidas e disponíveis.

Contudo de nada adianta você saber como tomar termogênico antes ou depois do treino, ou saber o melhor escolhido por médicos, ou por especialistas em nutrição se esse produto não servir para você. E quando falamos em servir, falamos em termos de organismo e de saúde.

Portanto, a resposta para a pergunta acima é relativa, e somente o seu médico de confiança pode lhe responder com precisão. Não podemos bater o martelo e definir qual o produto de excelência para o seu organismo.

Pessoas com algumas condições médicas prévias, por exemplo, precisam ter muito cuidado. Não é qualquer produto que pode ser consumido.

 

 

 

 

Crédito das imagens: Unsplash