Saiba como congelar hortelã e outras folhas frescas sem que elas estraguem

Temperos e vegetais folhosos precisam de mais atenção para serem bem congelados

Sem dúvidas, poucos alimentos possuem um sabor tão único quanto o da hortelã. Se você souber como usar ela, é possível fazer diversos pratos deliciosos. Porém, para evitar o desperdício dela, é importante aprender a como congelar ela e outras folhas frescas corretamente. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar a como congelar hortelã e outras folhas frescas sem que elas estraguem.

A princípio, alimentos naturais no geral estragam com muita facilidade. Por isso eles precisam de muito mais cuidados em sua conservação. Contudo, quando se fala em congelar hortelã e folhas frescas, esses cuidados precisam ser ainda mais reforçados. Afinal, nem todo alimento pode ir para o congelador, e por essas folhas serem naturais, as restrições são ainda maiores.

Passo a passo para congelar hortelã corretamente

  1. Primeiramente, comece lavando os ramos de hortelã sob água corrente.
  2. Em seguida, separe as folhas de hortelã dos ramos, descartando as que não estiverem boas.
  3. Com as folhas separadas, você pode optar por picar elas em pedaços bem pequenos, ou apenas deixar elas inteiras. No caso, isso vai depender de como você vai usar a hortelã no futuro.
  4. Em uma forma de gelo vazia, vá colocando as folhas nos espaços dos cubos, separando elas em várias porções.
  5. Nessa etapa, você tem a opção de completar os espaços dos cubos com água. Mas novamente, isso vai depender da forma que você vai aproveitar a hortelã depois.
  6. Por fim, agora resta apenas levara forma para o congelador para congelar hortelã.

Seguindo esse passo a passo, a hortelã pode ficar conservada por alguns meses. Além disso, congelar hortelã é uma excelente forma de deixá-la pronta para ser usada em sucos, vitaminas e similares.

Leia mais: Como fazer para congelar temperos frescos? Saiba como conservar salsa e a cebolinha

Congelando ervas frescas por inteiro

De maneira geral, ervas frescas como a salsa e cebolinha também podem ser congeladas da mesma forma que a hortelã, usando formas de gelo. Contudo, se você ainda não tem certeza de como você vai usar a hortelã ou qualquer outra erva fresca, é possível congelar elas ainda inteiras. Para isso, basta fazer o seguinte:

  1. Assim como no passo a passo anterior, comece lavando os ramos ervas frescas sob água corrente. Se quiser, você pode deixar elas de molho na água por alguns minutos para ter uma limpeza mais eficiente.
  2. Depois de limpas, passe um papel toalha, ou aguarde alguns minutos, para secar levemente as ervas.
  3. Feito isso, coloque os ramos dentro de sacos plásticos com vedação, apropriados para o uso culinário.
  4. Por fim, deixe os sacos vedados, e leve eles para o congelador.

Ervas frescas podem ser congeladas com azeite

Dentre as muitas formas de usar as ervas frescas, uma das mais comuns é para a confecção de molhos e antepastos. Muitas das receitas levam azeite na sua produção, e por incrível que pareça, ele pode ser congelado juntamente com as ervas. Basta seguir o método das formas de gelo e, ao invés de completar os cubos água, complete eles com azeite. Dessa forma, o preparo dos molhos será consideravelmente mais fácil.

Leia mais: Como congelar pepino? Veja dicas importantes para mantê-lo conservado

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação