Como congelar pepino? Veja dicas importantes para mantê-lo conservado

Por ser um vegetal suculento, é preciso ficar atento com o armazenamento do pepino

A princípio, o pepino é um ingrediente bastante versátil na cozinha. Ademais, ele oferece diversos benefícios para a nossa saúde. Portanto, sempre que você tiver pepino em casa, ou sobras dele, é preciso armazená-lo bem para evitar que ele estrague e, consequentemente, seja desperdiçado. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, aprenda a como congelar pepino, e veja dicas importantes para mantê-lo conservado.

De maneira geral, nem todo tipo de alimento pode ir pro congelador. O pepino, por exemplo, é um vegetal bem suculento. Ou seja, é um alimento natural com muitos sulcos, o que contribui para que ele estrague com certa facilidade. Ao mesmo tempo, essas características fazem com que seja necessário seguir uma série de cuidados para congelar pepino sem comprometer com suas propriedades.

Passo a passo de como congelar pepino

  1. Primeiramente, comece lavando os pepinos sob água corrente.
  2. Em seguida, seque-os bem e corte as pontas deles para serem descartadas.
  3. Comece a fatiar o pepino em rodelas bem finas e reserve elas.
  4. Em um prato forrado com plástico filme, distribua todas as rodelas de pepino.
  5. Leve para o congelador por algumas horas, até as rodelas ficarem mais duras e consistentes.
  6. Passado o tempo necessário, passe as rodelas para um pote hermético ou saco plástico.
  7. Por fim, sele os recipiente e coloque-os no congelador.

Dependendo da forma em que você pretende usar o pepino, você pode cortar ele de jeitos diferentes. No caso, você pode congelar pepino tanto ralado quanto cortado em cubos, e o processo é basicamente o mesmo. A única mudança que deve ser feita é para o pepino ralado. Antes de levá-lo para o congelador, é preciso colocar o pepino sob um papel de cozinha absorvente, para remover o excesso de água.

Leia mais: Benefícios do Pepino: conheça 30 motivos para incluir na sua dieta

Como fazer para descongelar o pepino corretamente?

Agora que você sabe como congelar pepino, é preciso aprender também a descongelar ele. No caso, basta deixar o recipiente com o pepino na geladeira, por aproximadamente uma hora. Entretanto, você pode notar que o pepino completamente descongelado tem uma textura mais mole que o pepino antes de ser congelado. Caso você queira corrigir isso, basta consumir o pepino antes dele descongelar por completo, pois assim ele estará mais consistente.

Conservando o pepino dentro da geladeira

Por fim, se você pretende comer o pepino nos próximos dias, o ideal é que você deixe ele na geladeira, ao invés de colocá-lo no congelador. Por mais que a geladeira conserve por menos tempo, cerca de 7  a 10 dias, ela também interfere menos nas propriedades do pepino. Ou seja, você só deve congelar pepino se você pretende usar ele depois de alguns meses.

Dito isso, para conservar o pepino na geladeira, o ideal é que você use pepinos em bom estado. Portanto, procure comprar pepinos mais finos, e que as pontas não estejam mole, pois isso seria um sinal de que a textura está ruim. Depois de selecionar os pepinos, higienize eles bem, podendo deixá-los de molho em água com bicarbonato de sódio. Por fim, depois de limpos, eles já podem ser armazenados em potes fechados e colocados na geladeira.

Leia mais: Receitas com Pepino: 10 opções para ajudar a emagrecer

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação