Cravo faz mal ao coração? Descubra seus efeitos no organismo

A princípio, o cravo divide bastante as opiniões entre as pessoas. Há muitos que gostam, e muitos que preferem não usar nos pratos. Mas o que importa mesmo não é o sabor dele, e sim as propriedades que ele pode oferecer para a nossa saúde. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te ensinar se o cravo faz mal ao coração, e quais são os seus benefícios e malefícios.

O cravo-da-índia é um ingrediente rico em sabor e propriedades, e seu uso na culinária e na medicina alternativa é muito antigo. Hoje sabe-se mais sobre os benefícios que esse tempero pode oferecer para a saúde, mas pouco se fala sobre os possível perigos que ele representa, sendo então importante conhecê-los.

O cravo faz mal ao coração de fato?

De antemão, muitos dos temperos que compramos atualmente são industrializados. Com isso, durante a produção deles, eles são acrescidos de inúmeros químicos e ingredientes, os quais podem ser bastante prejudiciais para a saúde. Talvez seja a partir disso que algumas pessoas começaram a considerar que o cravo faz mal ao coração.

Felizmente, conforme fora dito, o cravo é rico em propriedades diversas. Dentre elas, é possível mencionar que ele atua como expectorante, analgésico, antimicrobiano, antioxidante, espasmódico, anti-inflamatório e até afrodisíaco. Inclusive, algumas dessas propriedades podem até ser vantajosas para o sistema cardiovascular. Portanto, não há como afirmar que o cravo faz mal ao coração.

Mas, vale lembrar se você possui um problema grave no coração é fundamental seguir a dieta específica para o seu caso. Então, nada de exageros.

Veja mais: Chá de cravo tem vários benefícios: conheça e saiba como preparar

Principais benefícios do cravo para a saúde

  • Combate microrganismos: tanto bactérias quanto fungos podem ser combatidos através do uso do cravo, seja pelo consumo oral ou pelo uso tópico na pele.
  • Trata problemas bucais: por incrível que pareça, o mau hálito e a gengivite podem ser com o auxílio do cravo, obviamente que sem dispensar a higiene bucal de nenhuma forma.
  • Ajuda a reduzir dores: a junção de suas propriedades anti-inflamatória e analgésica permitem que o cravo possa ser usada para diminuir diversas dores, como as dores de cabeça, de dente, ou de garganta inflamada.
  • Melhora a digestão: por promover a produção de saliva na boca, o cravo pode melhorar consideravelmente o processo digestivo dos alimentos, o que inclusive é vantajoso até para o emagrecimento.
  • Combate os radicais livres: por ter ação antioxidante, o cravo ajuda a combater os radicais livres do organismo, que causam doenças neurodegenerativas e envelhecimento precoce.
  • Aumenta o libido: por fim, conforme fora dito, o cravo é considerado afrodisíaco. Isso permite que ele possa ser usado para aumentar o desejo sexual, e até mesmo no combate da impotência.

Existe alguma contraindicação para o consumo do cravo?

Por mais que não possamos afirmar que o cravo faz mal ao coração, existem sim alguns casos em que ele pode ser prejudicial. Mulheres grávidas ou lactantes, por exemplo, devem evitar o uso dele sempre que possível. O mesmo vale para crianças pequenas, e pessoas que sofrem de problemas gastrointestinais. Dadas as exceções, incluir o cravo no seu dia a dia, como através de chás ou extratos, pode melhorar muito a sua saúde.

Leia mais: Cúrcuma faz mal para pressão alta? Saiba de que forma ela afeta seu organismo

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915