Diabético pode tomar água de coco? Entenda se tem algum malefício

Fique por dentro dos efeitos que a água de coco tem na glicemia do sangue

Seja em casa ou na praia, a água de coco é sempre uma boa pedida para o verão. Além de refrescante, ela é muito saborosa, e não deixa de ser um alimento natural bem nutritivo. Entretanto, pessoas que sofrem de diabetes precisam ter atenção com todo tipo de alimento e bebida. Então se você for diabético, venha com o SaúdeLab, descubra se diabético pode tomar água de coco, e quais são as qualidades dela.

À primeira vista, a água de coco pode parecer completamente inofensiva. Afinal, é uma bebida simples, muito nutritiva e totalmente natural. Mas até os alimentos naturais, como as frutas e vegetais, podem ser problemáticas para a saúde, especialmente para quem sofre de diabetes.

Os carboidratos da água de coco

Primeiramente, só é possível entender se o diabético pode tomar água de coco se antes conhecermos melhor os carboidratos dela, e como as propriedades da fruta influenciam neles. O coco por si só é uma fruta extremamente nutritiva, sendo uma fonte de eletrólitos, gorduras boas, fibras e minerais. Entretanto, ele também contém uma quantidade significativa de carboidratos.

Por incrível que pareça, muitas frutas são ricas em carboidratos, e por isso os diabéticos precisam ficar tão atentos ao consumo delas. Afinal, são justamente eles que aumentam os níveis de glicose no sangue depois de digeridos. No caso da água de coco, a quantidade de carboidratos não é tão grande quanto a de outras frutas, mas ainda assim pode ser considerada problemática para a diabetes.

Veja também: Água de Coco: conheça 10 benefícios para sua saúde e não deixe de tomar

Diabético pode tomar água de coco com segurança?

Levando em consideração apenas os carboidratos, não seria possível dizer que o diabético pode tomar água de coco. Mas conforme fora dito, para termos uma melhor compreensão dessa questão, também é preciso entender como as propriedades da água de coco podem influenciar no efeito dos carboidratos. Sob esse ponto de vista, as fibras da bebida acabam sendo verdadeiras heroínas.

De maneira geral, as fibras são compostos que, quando ingeridas, retardam a digestão e e absorção dos carboidratos presentes no alimento. Ou seja, nesse caso, as fibras presente na água de coco acabam equilibrando e desacelerando o efeito que os carboidratos possuem na glicemia. Portanto o diabético pode tomar água de coco sim, desde que ele tenha moderação, e vá testando a sua glicemia ao consumi-lo.

Dê sempre preferência pela água de coco natural

Por fim, é bom salientar que os valores nutricionais da água de coco natural são muito melhores que os da água de coco de caixinha. Elas não são necessariamente ruins, mas por serem industrializadas, elas sofrem com a adição de conservantes e outros componentes que podem ser prejudiciais não só para a saúde de diabéticos, mas também para a saúde de qualquer pessoa.

Leia mais: Quem tem diabetes pode comer mandioca? Entenda melhor essa questão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação