Creatina incha a barriga? Descubra se é verdade ou apenas um mito

Mesmo sendo um suplemento extremamente popular, não é todo mundo que está familiarizado com os efeitos da creatina na nossa saúde. Com isso, surgem alguns receios, como o de que ela é capaz de deixar a nossa barriga mais inchada após consumida. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, descubra se a creatina incha a barriga e saiba mais sobre como ela pode nos afetar.

De antemão, um dos principais motivos por trás da grande popularidade da creatina são os benefícios que ela oferece para a nossa saúde. Tais benefícios são ainda mais proveitosos para quem costuma manter uma boa rotina de exercícios físicos. Contudo, não adianta incluir a creatina na alimentação do dia a dia sem conhecer melhor o impacto que ela de fato possui no nosso organismo.

É verdade que a creatina incha a barriga?

Por incrível que pareça sim, a creatina incha a barriga em algumas situações. No caso, isso depende de dois fatores principais, um deles é uma característica natural do suplemento, e o outro são as condições em que ele é consumido. E felizmente, em ambos os casos, o inchaço não representa nem risco ou perigo para a saúde.

Dito isso, o primeiro fator que faz a creatina inchar a barriga é a atuação delas nos nossos músculos. Ela oferece diversos benefícios para a massa muscular e o desenvolvimento dela. Mas um efeito peculiar dela na mesma é que a creatina promove a retenção de líquido nas células musculares. Consequentemente, se esse retenção ocorrer em músculos do abdome, a creatina passa a impressão de que ela incha a barriga.

Já o segundo fator depende de quem está consumindo ela, e de algumas condições de vida dela. Conforme fora dito, a creatina é especialmente proveitosa para quem pratica exercícios físicos. Isso não significa que as pessoas que não malham não possam se beneficiar do suplemento. Entretanto, nesses casos, a creatina exerce esse pequeno efeito colateral, que é o inchaço da barriga.

Efeitos benéficos da creatina para a saúde

A princípio, os benefícios da creatina se concentram principalmente nos nossos músculos, reforçando o fato de que ela é mais vantajosa para as pessoas que se exercitam. Contudo, diferente do que a maioria das pessoas costumam pensar, ela possui sim aplicações para além do porte e desenvolvimento físico. Sendo assim, na prática, a creatina afeta a saúde do organismo de diferentes formas, como por exemplo:

  • Regula a produção de determinados hormônios
  • Promoção da força e saúde do tecido muscular
  • Combate contra a perda de músculos do envelhecimento
  • Melhor desenvolvimento e recuperação dos músculos
  • Prevenção contra osteoporose, diabetes e outras doenças crônicas

Por mais segura que a creatina seja, ela precisa ser consumida com atenção

Sabendo que a creatina incha a barriga de fato, e possui múltiplos efeitos, fica claro que o seu uso no dia a dia requer alguns cuidados. Portanto, mesmo que você tenha uma dieta balanceada e boa rotina de exercícios, vale a pena consultar um nutricionista antes de incluir a creatina na alimentação. Dessa forma, você saberá qual a melhor dose e forma de consumo para o seu corpo em específico.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915