Como cultivar uma goiabeira em casa e aproveitar todos os benefícios da planta

Descubra como a goiabeira pode beneficiar a sua saúde

Nos últimos tempos, muito se tem falado sobre a atuação da goiaba como planta medicinal. Porém, você conhece os reais benefícios que ela pode oferecer para a sua saúde? Veja hoje no SaúdeLab e aprenda como cultivar goiabeira de forma simples na sua casa e aproveitar tudo o que pode te oferecer!

Os benefícios de cultivar goiabeira

Tanto a fruta quanto as folhas da goiabeira oferecem diversos benefícios à saúde. Por exemplo, por serem ricas em vitamina C, ambas atuam no combate aos radicais livres e na prevenção do envelhecimento precoce, atuando no desenvolvimento de uma pele saudável. Além disso, por conter alto teor de fibras, a goiaba também ajuda a regular o intestino, evitando casos de prisão de ventre e diarreia.

Do mesmo modo, a goiaba é uma fruta que contém pectina, uma fibra solúvel que facilita a eliminação de gordura pelo organismo, o que, em longo prazo, ajuda a diminuir o colesterol ruim, regulando a pressão arterial e evitando o surgimento de doenças cardiovasculares. Ademais, a vitamina C presente na goiaba estimula a absorção de ferro pelo organismo, o que pode ser útil para casos de tratamento de anemia.

As folhas da goiabeira também são ricas em antioxidantes e substâncias poderosas para a saúde. Nesse sentido, o chá preparado com elas pode atuar no alívio contra dores de dente e intestinais. Além disso, ele também pode ser utilizado para estimular a circulação de sangue no couro cabeludo, o que pode ajudar a prevenir a queda de cabelo. No mais, pesquisas recentes também demonstraram a eficácia da planta na prevenção de certos tipos de câncer.

Assim, que tal ter todos esses benefícios em mãos de maneira simples? Confira agora o passo e aprenda a cultivar a goiabeira em seu quintal!

goiaba
Aprenda a cultivar uma goiabeira de forma simples em casa e aproveite os seus benefícios. Fonte: Canva Pro.

Como cultivar goiabeira

A forma mais simples e rápida de como cultivar uma goiabeira é através do método de estaquia, ou seja, através do galho de uma árvore adulta. Assim, basta selecionar um galho verde de cerca de 20cm, em bom estado e com a presença de folhas. Por fim, com o auxílio de uma tesoura, retire as folhas das laterais do galho e deixe apenas duas em sua ponta, cortando-as pela metade.

Veja também: Comer goiaba com bicho pode fazer algum mal para saúde? Saiba a verdade hoje

Passo a passo para o cultivo

Preparo do solo

Para aprender como cultivar uma goiabeira, saiba que o solo deve ser profundo, fértil, com boa quantidade de material orgânico e, de preferência, deve possuir adição de areia e argila. Assim, para fazer o plantio do galho de goiaba, basta inseri-lo em uma cova de cerca de 15cm de profundidade, reunindo a terra ao seu redor com as mãos. Por fim, faça uma rega moderada em seguida.

Tempo de germinação

Tanto as sementes quanto a muda de goiaba demoram cerca de 2 semanas para se desenvolver. Ademais, a árvore adulta atingirá sua maturidade a partir do primeiro ano após o plantio.

Melhor época de plantio

A goiabeira se desenvolve melhor em dias quentes. Assim, cultive-a entre os meses de primavera e verão.

Regas

A goiabeira não necessita de irrigação frequente. Assim, basta fazer a rega por cerca de 1 vez na semana ou quando o solo estiver muito seco.

Luminosidade 

Por ser uma planta de climas quentes, a goiabeira deve ser cultivada à pleno sol, em locais com bastante incidência de luz.

Qual a melhor forma de aproveitar a planta?

Para obter a maior parte dos benefícios da goiabeira, a melhor forma de aproveitá-la é utilizando as suas folhas, a partir do preparo do chá. Nesse sentido, basta acrescentar 1 colher de chá de folhas de goiabeira picadas em 1 xícara de água já fervida. Aguarde por 10 minutos, coe e beba. A indicação de consumo é de até 3 vezes por dia.

Para o tratamento de casos de queda de cabelo e acne, o chá pode ser massageado sobre o couro cabeludo ou a pele do rosto, por cerca de 3 vezes na semana.

Todavia, existem algumas contraindicações que devem ser observadas. Dessa forma, o chá de goiabeira não deve ser ingerido por gestantes e lactantes, bem como por pessoas que apresentem algum tipo de problema do estômago, como úlceras e gastrite.

Leia mais: Chá da folha de goiabeira: para que serve?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação