Cupuaçu é remoso? Saiba agora os cuidados que ele requer

Nem todo mundo conhece o cupuaçu, e por isso suas propriedades não são difundidas

Você já chegou a comer cupuaçu? Por ser uma fruta típica da região Norte, poucas pessoas chegaram a experimentar ela. Consequentemente também são poucos que conhecem as propriedades da fruta. Com isso, surgem dúvidas como a de se o cupuaçu é remoso ou não, e quais são os benefícios e malefícios. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se ele é apenas benéfico para a nossa saúde, ou se o cupuaçu é remoso.

A princípio, os alimentos naturais no geral, especificamente as frutas e vegetais, dificilmente são um risco para a saúde. Afinal, sempre ouvimos falar sobre o quão benéfico é incluir eles na nossa dieta. Entretanto, quando se trata de alimentos não tão conhecidos, como é o caso do cupuaçu, é preciso ter uma maior cautela, já que não há uma garantia de que todo alimento natural é totalmente seguro.

Principais propriedades do cupuaçu

Primeiramente, antes de dizer se o cupuaçu é remoso, vale a pena conhecer algumas das propriedades que a fruta possui. Por exemplo, ele serve como fonte para inúmeros minerais, como o cálcio, ferro, fósforo e potássio. Com isso, o cupuaçu pode beneficiar os nossos ossos, fortalecendo eles através do cálcio, prevenir anemia, fornecendo ferro para a composição das hemácias, dentre muitos outros efeitos.

Além de minerais, o cupuaçu também contém uma quantidade considerável de vitaminas, especificamente as vitamina A, C e do complexo B. No caso, a vitamina C costuma ser uma das mais importante do ponto de vista nutricional, visto que ela age como um forte antioxidante. Por fim, vale mencionar também que o cupuaçu possui fibras, responsáveis por melhorar o trânsito e funcionamento intestinal.

Leia mais: Benefícios do Cupuaçu: conheça as vantagens de consumir essa fruta

O cupuaçu é remoso de fato?

De maneira geral, um alimento é considerado remoso se ele for capaz de causar inflamações no nosso organismo, o que é muito prejudicial para os processos de cicatrização do corpo. Essa característica costuma ser uma consequência do excesso de açúcar, gorduras, sal ou óleos refinados no alimento. Por isso é um pouco raro encontrar frutas ou vegetais que sejam remosos, e quando isso ocorre, geralmente é por causa de outro tipo de composto.

Dito isso, por não ser fonte de nenhum dos elementos citados, e não conter nenhum composto ou nutriente com ação inflamatório, não podemos dizer que o cupuaçu é remoso. Essa afirmação talvez tenha surgido pois a fruta possui uma quantidade considerável de carboidratos. Mas apenas essa característica não é suficiente para afirmar que o cupuaçu é remoso de fato.

Isso significa que o cupuaçu é totalmente seguro?

Infelizmente não. Por mais que o cupuaçu não seja remoso, os carboidratos presentes nele fazem com que ele não seja tão seguro para diabéticos. Porém essa segurança pode ser garantida se você consumir o cupuaçu com moderação. Ou seja, ele só representa um problema para a saúde se for consumido em excesso. No caso, isso não seria um problema apenas para pessoas diabéticas, mas com certeza o risco é maior para elas.

Leia mais: Graviola é remoso? Será que quem fez cirurgia, tatoo ou piercing pode comer? Descubra!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação