Dennis Carvalho está internado em estado grave; saiba mais

Ator foi diagnosticado com septicemia e está no hospital Copa Star, no Rio de Janeiro

O ator e diretor Dennis Carvalho, está internado em estado grave no Hospital Copa Star. O artista, de 75 anos, foi diagnosticado com infecção generalizada, também chamada de septicemia, e seu quadro inspira cuidados. Conhecido por sua carreira de sucesso na Globo. Entenda mais sobre seu quadro. Aqui no SaúdeLAB.

Quadro de Saúde

Carvalho foi internado na última segunda-feira (26), mas somente nesta quarta-feira (28), a equipe médica emitiu um comunicado.

“O Hospital Copa Star informa que o paciente Dennis Carvalho está internado desde o dia 26 de dezembro, sob os cuidados de seus médicos assistentes e da equipe hospitalar”, dizia o boletim médico. Não houve, porém, nenhuma menção ao seu estado de saúde, a pedido da família.

Quem é Dennis Carvalho?

Ator, diretor e dublador, Dennis Carvalho começou sua carreira aos 11 anos, na TV Tupi. Em 1975, então estreou na TV Globo, com a primeira versão da novela Roque Santeiro, censurada pela Ditadura Militar. Ele também atuou em novelas como Malu Mulher, Brilhante e Brega e Chique. Além disso, dirigiu Roda de Fogo, Vale Tudo, Celebridade, Paraíso Tropical e Lado a Lado.

Apenas na Rede Globo, o artista permaneceu durante 47 anos, tendo se desligado em 2022 para migrar para os streamings.

Leia também: O que causa infecção urinária de repetição? Veja como evitar e tratar corretamente

A septicemia

A septicemia, comumente chamada de sepse, é uma emergência médica causada pela resposta do corpo a uma infecção e pode ser fatal. A sepse é consequência de uma inflamação generalizada no corpo. Então, a inflamação e a coagulação do sangue durante a sepse causam redução do fluxo sanguíneo para os membros e órgãos vitais e podem levar à falência de órgãos. O caso de Dennis Carvalho é considerado grave.

O que causa a sepse?

As infecções bacterianas são a causa mais comum de sepse. A infecção generalizada também pode ser causada por infecções fúngicas, parasitárias ou virais. Logo, a fonte da infecção pode ser qualquer um dos vários locais do corpo.

Locais comuns e tipos de infecção que podem levar à sepse incluem:

  • Abdômen: apendicite, problemas intestinais, infecção da cavidade abdominal (peritonite), bem como infecções da vesícula biliar ou do fígado.
  • O sistema nervoso central: Infecções do cérebro ou da medula espinhal.
  • Os pulmões: pneumonia.
  • A pele: As bactérias podem entrar na pele através de feridas ou inflamações da pele, ou através das aberturas feitas com cateteres intravenosos, por exemplo, que são tubos inseridos no corpo para fornecer ou drenar fluidos. Além disso, a inflamação do tecido conjuntivo da pele também podem causar a infecção generalizada.
  • O trato urinário (rins ou bexiga): As infecções do trato urinário são as mais comuns.

Quais são os sintomas da septicemia?

Devido aos muitos locais no corpo de onde a sepse pode se originar, há uma série de sintomas. Porém, os mais conhecidos são:

  • Aumento da frequência cardíaca, febre ou hipotermia (temperatura corporal muito baixa);
  • Agitação ou calafrios;
  • Pele quente ou úmida/suada;
  • Confusão ou desorientação;;
  • Hiperventilação (respiração rápida) ou falta de ar.

Como a sepse é tratada?

Os pacientes diagnosticados com sepse, como no caso de Dennis Carvalho, geralmente são colocados na unidade de terapia intensiva (UTI) do hospital para tratamento com antibióticos. Entretanto, fluidos intravenosos ou na veia são administrados para evitar que a pressão arterial caia muito. Em alguns casos, o paciente pode precisar de medicamentos vasopressores (que apertam os vasos sanguíneos) para atingir uma pressão arterial adequada.

No entanto se ocorrerem falências de órgãos, o paciente receberá os cuidados de suporte apropriados (por exemplo, diálise para insuficiência renal, ventilação mecânica para insuficiência respiratória, por exemplo).

Leia mais: Cirrose vitima ex-jogador do Uruguai Fabián O’Neil de 49 anos; entenda a doença

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação