O que causa osteoporose? Saiba o que fazer para deter o avanço dessa doença

Hábitos de vida saudável ao longo da vida podem evitar o aparecimento da osteoporose

Você sabe o que causa osteoporose? Essa é uma dúvida muito comum e que deixa as pessoas preocupadas, principalmente quando surgem sintomas. Pensando nisso, o Site Saúde Lab escreveu este texto, para que você saiba tudo sobre essa doença, desde seu surgimento até como é feito o tratamento. Continue lendo e saiba com mais detalhes!

Como saber se tenho osteoporose

Antes de mais nada, saiba que a osteoporose é uma doença que afeta os ossos do corpo, onde há uma diminuição da densidade da massa óssea. Em outras palavras, a formação e reabsorção dos ossos entra em desequilíbrio e logo há uma descalcificação. Dessa forma, os ossos ficam mais fracos e suscetíveis a fraturas.

Mas, afinal como saber se tenho osteoporose? Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem ao sentirem dores na região da coluna, por exemplo. E ao perceberem sinais de fragilidade óssea é necessário passar por uma avaliação médica para investigar o problema.

Atualmente, o exame para avaliar a presença de osteoporose é a Densitometria óssea que avalia a constituição dos ossos e a sua densidade de minerais. Ele está indicado para mulheres e homens com fatores de riscos.

A seguir, será apresentado quais são os sintomas, o que causa, isto é, quais são os fatores de risco e até se existe cura e tratamento. Sendo assim, continue lendo e confira com mais detalhes sobre cada um dos tópicos a seguir.

Sintomas

Quando se tem osteoporose é muito comum que a pessoa sinta muitas dores no corpo, mas em geral os sintomas são pouco específicos. Em geral, alguns são observados, confira:

  • Dor na região da coluna, quadril e punhos das mãos;
  • fragilidade óssea com fraturas em movimentos de baixo impacto;
  • Diminuição da altura, em pelo menos 2 cm de altura a menos;
  • Postura encurvada;
  • deformidades ósseas;
  • Dor na região lombar e no pescoço.

Veja também: Descubra agora qual a melhor atividade física para quem tem osteoporose

O que causa osteoporose?

imagem de osso com osteoporose
Observe na imagem o osso com osteoporose. Fonte: Canva PRO

 

Ainda sobre o que causa osteoporose, identificar os fatores de risco dessa doença é muito importante. De acordo com SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) ela costuma se manifestar com mais frequência em pessoas com idade média de 50 anos, tanto em homens quanto em mulheres. No caso das mulheres, em que há mais casos, a menopausa é período mais crítico devido ao desequilíbrio hormonal.

Assim sendo, entre as principais causas e fatores de risco que podem desencadear a descalcificação dos ossos estão:

  • Baixo nível de cálcio/vitamina D no organismo;
  • Sedentarismo;
  • Histórico familiar dessa doença;
  • Tabagismo;
  • Pouca massa muscular;
  • Baixa exposição solar;
  • Baixo peso para a estatura;
  • Hipotireoidismo e Hipertireoidismo;
  • Uso de determinados tipos de medicamentos (antinflamatórios e corticosteroides, por exemplo);
  • Consumo excessivo de bebida alcóolica.

Tem como prevenir o que causa osteoporose?

Após saber das principais causas que levam uma pessoa a desenvolver a doença é preciso agir rapidamente e eliminar os fatores de riscos possíveis.

E nesse caso, o mais importante é cuidar da saúde dos ossos, fazendo exercícios físicos e se alimentar adequadamente. Por conseguinte, evite consumir medicamentos por conta própria e manter sua saúde em dia.

Assim, adote hábitos saudáveis ao longa da sua vida, abuse das verduras de folhagens verde-escuro e escolha alimentos ricos em cálcio e vitamina D, modere no consumo de sal e açúcar, procure tomar mais sol e se proteja contra os danos nocivos do sol com protetor solar.

Leia também: 10 alimentos perfeitos para menopausa – Veja o que comer e o que evitar!

Diagnóstico: saiba como identificar o que causa osteoporose

Para chegar a um diagnóstico e o que causa osteoporose, é preciso que além do relato dos sintomas que a pessoa está sentindo, investigar seus hábitos de vida. O médico irá pedir alguns exames de imagem e de sangue.

A consulta é feita por um ortopedista, onde irá avaliar seus exames. Como dito acima, após realizar a Densitometria Óssea é possível identificar se há alguma fratura e a densidade óssea. Já através do exame de sangue é possível saber o nível de cálcio e vitamina D presentes no seu corpo.

Tratamento

Agora que você já descobriu o que causa osteoporose, chegou a hora de saber se existe cura e tratamento. A verdade é que quando descoberta no início, a osteoporose possui cura.

Entretanto, quando já está em um estágio mais avançado, o tratamento serve apenas para aliviar os sintomas e não deixar a doença progredir. Dessa maneira, existem três tipos de tratamento: medicamentoso, reposição de estrogênio e cirúrgico para tratar fraturas. Tudo vai depender do estágio da sua osteoporose.

Outras medidas que podem ajudar é evitar riscos de queda com adequação dos ambientes e observado o uso de calçados apropriados.

O QUE É OSTEOPOROSE? QUAIS AS CAUSAS DESSE PROBLEMA?

Veja nesse vídeo outras informações importantes sobre a osteoporose na fala da Dra Manuela R. Brás e do Dr. Diego Domiciano.