O que é Dieta Mitocondrial? Saiba se há benefícios reais nela ou se é apenas modismo

Conheça melhor a "dieta" e confira o que dizem os especialistas

Vez por outra, surge nas redes sociais alguma dieta mirabolante que promete milagres: emagrecimento rápido, perda acelerada da gordura localizada, fim da barriguinha e por aí vai. No entanto, antes de seguir quaisquer instruções nesse sentido é de suma importância investigar sobre o assunto; além, é claro, de ficar por dentro do que os médicos estão falando sobre o tema. Desse modo, o SaúdeLab preparou hoje esse artigo sobre o que é dieta mitocondrial: realmente há benefícios ou não passa de mais um modismo? Pois bem, você fica sabendo melhor aqui.

Confira, portanto, todas as informações necessárias antes de mudar sua alimentação; entenda se realmente vale a pena e em que consiste essa dieta que se tem falado tanto.

Saiba o que é dieta mitocondrial

Diminuição da fadiga, acelerar o metabolismo e aumentar a recuperação alimentar são alguns dos efeitos prometidos da dieta mitocondrial, também chamada na internet de dieta das mitocôndrias, booster ou soro mitocondrial. Ela consiste, basicamente, no fortalecimento das mitocôndrias, responsáveis por parte da energia usada pelas células por meio da alimentação.

A dieta mitocondrial, segundo as informações difundidas, seria a combinação da dieta cetogênica – que pode ser caracterizada como um plano alimentar que prioriza os alimentos que são fontes de gordura vegetal e pouco calóricos – com uma suplementação mais específica por meio de micronutrientes.

Dessa forma, os vídeos que circulam na internet são geralmente acompanhados de frases de efeito, como “Está se sentindo muito cansado e com falta de energia?” ou ainda, “Tem dificuldade para emagrecer mesmo fazendo dieta?” relacionando tais dificuldades com o funcionamento das mitocôndrias.

No entanto, segundo a Sociedade de Medicina Mitocondrial dos Estados Unidos, o diagnóstico de doenças mitocondriais requer o uso de exames bioquímicos, biópsia muscular, de imagem, clínico, oftalmológico, e outros meios mais específicos que não levam em conta apenas os sintomas.

Ademais, nem mesmo os nutricionistas estão habilitados legalmente para diagnosticar a doença por esse tipo de investigação superficial.

Leia também: Benefícios do tomate: 15 vantagens para inserir na sua dieta (com receitas saudáveis)

Mas afinal, a dieta mitocondrial funciona?

O que é Dieta Mitocondrial? Saiba se há benefícios reais ou se não passa de mais um modismo
O que é Dieta Mitocondrial? Saiba se há benefícios reais ou se não passa de mais um modismo – Imagem: Canva PRO

 

De acordo com Manuela Dolinsky, diretora do CFN (Conselho Federal de Nutricionistas), não há evidências científicas que comprovem a eficácia da dieta mitocondrial. A nutricionista explica que “não há nenhum estudo que defina o que é de fato uma dieta mitocondrial e seus efeitos. Além disso, a ciência da nutrição ainda não tem consenso sobre a validade e os efeitos a longo prazo da dieta cetogênica para o emagrecimento.”

Vale salientar que os minerais, como ferro, magnésio, cálcio, e as vitaminas, como biotina, tiamina e niacina são extremamente benéficos para a saúde, sobretudo para o bom e correto funcionamento das mitocôndrias. Entretanto, de nada adianta tomar suplementos com esses compostos, com o objetivo de que “quanto mais, melhor”, pois o excesso é eliminado pelo próprio corpo.

Mitocôndrias saudáveis

Assim sendo, é possível retirar todos esses nutrientes da alimentação – equilibrada e completa – para se manter com a saúde em dia. Contudo, para preservar as mitocôndrias saudáveis outros fatores estão envolvidos e são igualmente importantes, como dormir bem, manter uma rotina de exercícios, não fumar, não ingerir bebida alcóolica, evitar os alimentos ultraprocessados; em suma, ter hábitos benéficos.

Leia ainda: Dieta Mediterrânea é apontada como uma das melhores para a perda de peso

Garcinia Cambogia: o que é, benefícios e como tomar

A  Garcinia Cambogia atua como um moderador de apetite natural. Pois, ela estimula a liberação de serotonina – neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e felicidade.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação