Book Appointment Now
Dieta para quem tem pedra na vesícula: conheça os alimentos liberados e proibidos
Sem dúvidas, você provavelmente conhece alguém que já teve pedra na vesícula, ou até mesmo já foi essa pessoa. Esse problema de saúde pode ser muito debilitante, e precisa ser tratado o quanto antes. Mas você sabia que a alimentação é um fator muito importante para combater esse problema? Venha com o SaúdeLab e saiba quais são os alimentos liberados e proibidos na dieta para quem tem pedra na vesícula.
A princípio, ter pedra na vesícula pode parecer algo simples. Porém conforme fora dito, esse problema é bastante debilitante, graças as dores e desconfortos que ele causa. Se não for devidamente tratado, não só as dores podem piorar, como a saúde é cada vez mais prejudicada. No caso, esse tratamento não se dá apenas através de medicamentos ou cirurgias, mas também pela alimentação.
O que pode causar pedra na vesícula?
De antemão, a vesícula biliar é responsável por armazenar a bile, uma substância que participa na digestão dos alimentos, sendo produzida pelo fígado. Dentro da vesícula biliar, há um equilíbrio entre sal biliar, hemácias e colesterol. Quando um desses elementos fica desequilibrado, o conteúdo da bile tende a formar algumas petrificações, gerando as pedras na vesícula.
Sob esse ponto de vista, pedras na vesícula podem ser causadas por um desequilíbrio no colesterol, hemácias ou sais biliares do corpo. Ou seja, a formação dessas pedras, na grande maioria das vezes, é consequência de uma má alimentação, que eleva o colesterol, ou problemas hematológicos, como anemia falciforme, que promovam a perda ou alterações das hemácias.
Leia mais: Chás para Fígado e Vesícula: 6 opções que não podem faltar na sua casa
Quais alimentos não devem ser consumidos?
Tendo em mente que as pedras na vesículas podem ser causadas por um desequilíbrio no colesterol, é importante evitar alimentos que promovam o aumento dele. Ademais, como a função da bile é prejudicada pelas pedras e pela remoção cirúrgica da vesícula, comidas gordurosas no geral podem ser problemáticas, assim como condimentos e alimentos que causam gases . Dito isso, confira a seguir alimentos que são contraindicados para pedra na vesícula:
- Carnes vermelhas
- Alimentos gordurosos
- Leite integral
- Creme de leite
- Requeijão
- Manteiga
- Cebola
- Maionese00
- Brócolis
- Caldo de carne
- Feijão
E quais alimentos podem ser benéficos?
Da mesma forma que a alimentação pode favorecer e piorar casos de pedra na vesícula, ela também pode ajudar. No caso, alimentos mais leves, e temperos naturais e simples são excelentes inclusões para esse tipo de dieta. Quanto menos gorduras estiverem presentes na sua alimentação, melhor será o resultado. Sendo assim, veja alguns exemplos de alimentos que podem ser consumidos por quem tem pedra na vesícula.
- Peixe
- Frango
- Batata
- Leite desnatado
- Ervas
- Cenoura
- Temperos frescos
Por fim, vale salientar que, apesar dessas recomendações e contraindicações de alimentos, você nunca deve deixar de consultar um médico, muito menos contrair as indicações dele sobre esse assunto. O atendimento especializado é indispensável para solucionar e prevenir o problema, até mesmo porque esse problema muitas vezes requer uma intervenção cirúrgica.
Leia mais: O que causa pedra na vesícula? Conheça 4 fatores de riscos e principais sintomas