Dieta sirtfood: entenda como funciona e cardápio

Dieta sirtfood ─ A busca por uma alimentação saudável e eficaz na perda de peso é uma constante na vida de muitas pessoas. Aliás, uma das dietas que ganhou notoriedade nos últimos anos é a dieta Sirtfood.

Além disso, ela se destaca por prometer não apenas a redução de peso, mas também a melhoria da saúde em geral. O SaúdeLab explora o cardápio completo da dieta e como ela funciona para ajudar as pessoas a alcançarem seus objetivos de bem-estar.

Cardápio Completo da Dieta Sirtfood

A dieta em questão é baseada no consumo de alimentos ricos em sirtuínas, um grupo de proteínas que desempenham um papel importante na regulação do metabolismo e na promoção da saúde celular.

Entre os alimentos que contêm altos níveis de sirtuínas, estão:

Morangos: Comece o dia com um smoothie de morangos, que é uma excelente fonte de sirtuínas. Para isso, combine-os com um pouco de iogurte e espinafre para um impulso extra de nutrientes.

Maçãs: As maçãs também são ricas em sirtuínas. Neste caso, você pode consumi-las como lanche durante o dia ou adicioná-las a saladas para dar um toque doce.

Cebolas: As cebolas são um ingrediente versátil que pode ser usado em várias receitas. Por isso, tente preparar uma sopa de cebola para o almoço ou jantar.

Aipo: O aipo é ótimo para crocância e sabor em saladas. Além disso, ele é uma excelente fonte dos elementos da sirtfood.

Chocolate amargo: Sim, você pode desfrutar de chocolate na dieta Sirtfood! Para isso, escolha chocolate amargo com alto teor de cacau para colher os benefícios das sirtuínas sem excesso de açúcar.

Vinho tinto: Para muitas pessoas, a inclusão de vinho tinto na dieta é uma surpresa agradável. Portanto, um copo de vinho tinto, com moderação, é uma opção permitida na dieta Sirtfood.

Azeite de oliva: Use azeite de oliva extra virgem como base para molhos de salada ou como tempero em pratos quentes. Ademais, é uma fonte saudável de gordura que se encaixa perfeitamente na dieta.

Como Funciona?

A dieta Sirtfood se concentra em dois estágios: a fase de restrição calórica e a fase de manutenção. Assi, é desta forma que ela funciona:

Fase de Restrição Calórica

Na primeira semana, você limitará a ingestão calórica a cerca de 1000 calorias por dia. Aliás, isso pode parecer desafiador, mas é nesse estágio que o corpo começa a ativar suas sirtuínas e promover a queima de gordura.

Exemplo de Cardápio na Fase de Restrição Calórica

  • Dia 1-3: Smoothie de morangos e iogurte no café da manhã, sopa de cebola no almoço, peito de frango com aipo e chocolate amargo no jantar.
  • Dia 4-7: Varie os alimentos ricos em sirtuínas, como maçãs, cebolas, e azeite de oliva, enquanto mantém a restrição calórica.

Fase de Manutenção

Após a primeira semana, você pode aumentar sua ingestão calórica para cerca de 1500 calorias por dia. Mas, continue a incorporar alimentos ricos em sirtuínas em suas refeições e mantenha um equilíbrio saudável.

Exemplo de Cardápio na Fase de Manutenção

  • Café da manhã: Smoothie de morangos e iogurte.
  • Almoço: Salada com folhas verdes, aipo, maçãs e peito de frango grelhado.
  • Lanche da tarde: Um punhado de nozes.
  • Jantar: Salmão grelhado com molho de azeite de oliva e legumes cozidos no vapor.
  • Sobremesa: Um pedaço pequeno de chocolate amargo.

Lembre-se de que, além dos alimentos ricos em sirtuínas, é importante manter uma dieta equilibrada, rica em vegetais, proteínas magras e fibras. Aliás, a dieta Sirtfood não deve ser seguida por um período prolongado, e é sempre aconselhável consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer programa de perda de peso.

A dieta Sirtfood oferece uma abordagem única para a perda de peso e a promoção da saúde, ao enfatizar alimentos ricos em sirtuínas. Seu cardápio completo inclui uma variedade de opções deliciosas que podem tornar o processo de emagrecimento mais agradável.

Veja também: 

Compartilhe seu amor
Kethlyn Bukner
Kethlyn Bukner

Graduanda de Biomedicina pela Unicesumar no Paraná, também possui quatro anos de experiência na área de Farmácia, através do curso técnico.

Artigos: 348