Efeitos colaterais da Embaúba: fique atento para evitar complicações

Efeitos colaterais da embaúba – Quem já tem o costume de tomar e experimentar chá provavelmente já ao menos ouviu falar da embaúba. Ela é uma planta com propriedades bem interessantes para a saúde.

O problema é que ela também alguns pequenos efeitos colaterais, com os quais é preciso ficar atento. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar quais são os principais benefícios e efeitos colaterais da embaúba.

A princípio, quase toda planta e erva medicinal apresenta algum efeito colateral. E isso faz bastante sentido, tendo em mente que elas são produtos carregados de diferentes substâncias e nutrientes.

No caso da embaúba, apesar de seus efeitos colaterais não se manifestarem sempre e nem em todo mundo, é bom conhecê-los antes de experimentar a planta para saber com quais problemas você pode ter que lidar.

Quais os efeitos colaterais da embaúba?

Antes de mais nada, uma das principais contraindicações que a embaúba possui é para mulheres gestantes. Na verdade essa é uma contraindicação bastante comum entre as plantas medicinais.

Mas em outras ervas, essa contraindicação funciona como uma garantia de segurança, enquanto na embaúba ela é uma regra indispensável. Isso porque um dos efeitos colaterais da embaúba é favorecer à má formação do feto ou o aborto do mesmo.

Outro problemas que costuma estar atrelado à embaúba, especialmente o seu consumo em excesso, é a queda da pressão arterial. À primeira vista isso pode parecer algo benéfico, e de fato é em alguns aspectos.

Entretanto, estamos falando de uma queda excessiva. Ou seja, o que era para ser vantajoso pode levar à um quadro de hipotensão, prejudicando a saúde cardiovascular.

E quais são os benefícios da embaúba na saúde?

De antemão, tão importante quanto conhecer os efeitos colaterais da embaúba é saber como ela pode impactar a nossa saúde positivamente. Basicamente a planta é fonte de substâncias de ação sedativa, antisséptica, diurética, anti-inflamatória, expectorante, vasodilatadora, hipoglicemiante e cicatrizante.

Combinando essas características, conseguimos usar a embaúba para obter benefícios como:

  • Combate contra dores de garganta
  • Redução de dores de dente
  • Controle da pressão arterial
  • Melhoria na cicatrização da pele
  • Combate de distúrbios nervosos
  • Prevenção contra a taquicardia
  • Inibição da desinteira e outras doenças
  • Prevenção contra doenças renais
  • Proteção do sistema respiratório
  • Combate de bronquite, tosses, asma e similares

Como fazer para usar a embaúba corretamente?

Atualmente, existem duas principais formas de aproveitar a embaúba. No caso, estamos falando do suco e do chá de embaúba, sendo a segunda opção talvez a mais popular.

Ambas as formas de consumo são simples, sendo necessário apenas água e folhas da embaúba para fazer, e oferecem basicamente todos os benefícios da planta.

Enfim, conhecendo melhor os efeitos colaterais da embaúba, precisamos salientar que, mesmo que você não tenha predisposição para o desenvolvimento deles, é importante ter moderação e atenção no consumo.

Se possível, consulte um nutricionista ou médico especializado para saber o quão seguro o uso dessa planta no dia a dia será para a saúde do seu organismo em específico.

Leia mais: 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915