Book Appointment Now
Evite esse 6 erros no banho que podem prejudicar sua saúde e beleza
Sem dúvidas, tomar banho é uma das atividades básicas do nosso dia a dia mais relaxantes e reconfortantes. Através do banho, conseguimos eliminar toda sujeira que nosso corpo acumulou com o passar do dia, e distrair nossa cabeça por alguns minutos. Entretanto, existem alguns erros no banho bem comuns, e que podem ser prejudiciais. Portanto, venha com o SaúdeLab e conheça 6 erros no banho que podem prejudicar sua saúde e beleza.
À primeira vista, pode parecer estranho pensar que um simples banho possa fazer algum mal para nós. Afinal, é uma atividade que o corpo necessita, servindo para mantê-lo limpo e saudável. Contudo, é importante ter em mente que o nosso organismo é bastante sensível, especialmente quando se trata de limpezas. Portanto, os cuidados no banho precisam estar sempre bem reforçados.
Importância do banho para a saúde
Conforme fora dito, o banho é uma atividade indispensável para a limpeza e saúde do nosso corpo. No caso, a limpeza que o banho promove ocorre na pele. Esta por sua vez, é a maior barreira entre o meio externo e interno do nosso organismo. É a pele que permite as trocas que nosso corpo precisa, e impede a invasão ou contaminação de microrganismos e partículas do ambiente.
Sob esse ponto de vista, quando a limpeza da pele não é garantida, seu funcionamento é severamente afetado. O acúmulo de sujeira, sebo e resíduos prejudica a proteção que ela oferece, e sua capacidade de realizar trocas com o meio externo. Logo, ficamos vulneráveis à ataques de microrganismos, contaminações e doenças variados, que podem prejudicar muito a nossa saúde.
Continue a leitura: É melhor tomar banho quente ou frio? O que é mais saudável? Veja a comparação
Quais são os erros no banho mais comuns?
- Banhos excessivos: um dos fatores que permite a pele ter uma função protetora, é a secreção de determinadas substâncias. Se elas forem constantemente removidas, através de banhos frequentes, a pele deixa de cumprir com essa função protetora de maneira eficiente.
- Baixa frequência nos banhos: da mesma forma que o banho excessivo prejudica a pele, a falta de banhos regulares também pode ser problemática. Afinal, se não tomarmos banho, acumulamos sujeiras e microrganismos na pele, os quais irão prejudicar nossa saúde posteriormente.
- Tomar banhos longos: além de ser um problema ambiental, ficar muito tempo no banho também pode ser bastante danoso para a pele. Portanto, caso você não vá lavar o cabelo, limite o seu tempo de banho para até 3 minutos aproximadamente.
- Uso de esponjas: por incrível que pareça, as esponjas de banho podem ser bastante problemáticas em seu uso. Isso se dá pelo fato de que elas são muito ásperas e abrasivas, fazendo com que elas tenham um efeito esfoliante muito forte no corpo.
- Temperatura da água muito alta: tomar banho com a água muito quente pode tanto remover os óleos naturais da pele, importante para proteção, quando estimular a produção deles em peles que já são oleosas em excesso. Ademais, dependendo do caso, a água quente também pode causar inflamações.
- Uso de sabonete inapropriado: existem diversos tipos de sabonetes, e cada um eles irá atender a uma necessidade diferente. Peles oleosas precisam de sabonetes diferentes de peles secas. Por outro lado, sabonetes como os antibacterianos devem ser evitados no banho, visto que o uso deles é agressivo para a pele do corpo no geral.
Leia mais: Por que você não deve higienizar roupas íntimas na hora do banho?
Como viver cheirosa? Veja as 8 dicas para você potencializar seu perfume!
Seu perfume dura pouco? Você gostaria de estar sempre cheirosa mas não sabe como? Não se preocupe. Existem truques simples para que seu perfume se torne tão marcante quanto você! Então, continue lendo para aproveitar seu perfume ao máximo e ainda economizar em compras para prolongar as fragrâncias.