Erva cidreira e capim cidreira: saiba como diferenciar essas ervas medicinais

Entenda quais são as aplicações e formas de uso da erva cidreira e capim cidreira

A princípio, você provavelmente já ouviu falar, ou até mesmo já os consumiu, do capim-cidreira e da erva-cidreira. Ambas as plantas são amplamente conhecidas e procuradas pelos seus benefícios para a saúde. Porém ao mesmo tempo, essas ervas medicinais são muito confundidas entre si. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te ensinar a diferenciar a erva-cidreira e o capim-cidreira.

Tanto o capim-cidreira quanto a erva-cidreira são ervas medicinais empregadas para tratar diversos sintomas, o que geralmente ocorre através do consumo de chás. Entretanto, as propriedades que cada uma dessas plantas possui, que influenciam diretamente na função que elas exercem, são bastante diferentes. Logo, ao confundir essas ervas medicinais, você provavelmente não terá o resultado esperado.

Quais são as características dessas ervas medicinais?

Primeiramente, o capim-cidreira, que também é conhecido por capim-limão, é uma planta de origem asiática. Tem uma estrutura mais robusta que a erva-cidreira, e pode chegar a um metro de altura. Suas folhas são longas e finas, e possuem cristais de silício nas suas bordas. Essa característica faz com que seja necessário ter cuidado ao manusear as folhas, visto que elas podem machucar a pele.

Capim-Cidreira e Erva-Cidreira
Capim-Cidreira e Erva-Cidreira. Foto: Canva PRO

Por outro lado, por mais que ela também tenha origem asiática, a erva-cidreira é uma planta parente da hortelã. Inclusive, essa planta rasteira possui folhas muito similares a da hortelã, podendo ser confundida com ela visualmente. Quanto ao tamanho, ela é bem menor que o capim-cidreira, já que é rasteira. Porém, tanto ela quanto o capim-cidreira possuem citral, um composto que faz com que elas tenham aroma e sabor bem similares.

Leia também: Chá de capim-limão ajuda a dormir melhor e até no tratamento de doenças; veja só

Principais benefícios do capim-cidreira

  • Confere proteção para o organismo: por incrível que pareça, o capim-cidreira também é útil para combater sintomas de gripe, e ainda fornece proteção para a saúde cardiovascular.
  • Melhora o processo digestivo: consumir o capim-cidreira pode ser muito proveitoso para quem sofre com algum problemas digestório.
  • Favorece a eliminação de urina: através de propriedades diuréticas, o capim-cidreira ajuda a eliminar a urina do nosso corpo, permitindo a expulsão de compostos que seriam prejudiciais.
  • Rico em compostos flavonoides e fenólicos: ambos os compostos possuem uma forte ação antioxidante, que é extremamente importante para combater radicais livres, causadores do envelhecimento precoce e outros problemas para a saúde.

Principais benefícios da erva-cidreira

  • Ajuda a melhorar dores: por ter propriedades analgésicas, é possível aproveitar a erva-cidreira para melhorar algumas sintomas de dores.
  • Oferece propriedades relaxantes: sob o mesmo ponto de vista, a erva-cidreira ainda apresenta uma ação relaxante, que é importante especialmente para pessoas que possuem dificuldades com o sono e descanso.
  • Melhora o humor e psicológico: juntamente com a camomila, a erva-cidreira está entre as ervas medicinais com as propriedades calmantes mais fortes. Tais propriedades são muito proveitosas para quem sofre com ansiedade ou estresse, ou para quem apenas deseja acalmar a mente.
  • Possui ação anti-inflamatória: diversas doenças e condições de saúde são causados por inflamações no corpo. Logo, para combater elas, a erva-cidreira pode ser uma grande aliada.
  • Riqueza em compostos fenólicos e flavonoides: essa é outra similaridade entre essas ervas medicinais, já que o capim-cidreira também é rico nesses compostos antioxidantes.

Leia mais: Chá de Melissa auxilia no alívio dos gases e muito mais; conheça agora

Triptofano: para que serve?

Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:

  • Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
  • Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
  • Auxilia no controle do apetite;

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação