Espinheira-santa dá sono mesmo? Descubra seus efeitos comprovados

Tomar espinheira-santa dá sono mesmo? A princípio, mesmo que você não tenha o costume de usar ou experimentar plantas medicinais, você provavelmente já ouviu falar da espinheira-santa.

Porém as propriedades delas não são tão difundidas quanto deveriam ser, nem mesmo entre quem tem o hábito de consumir ela. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se tomar espinheira-santa dá sono e quais são os principais efeitos dela.

Quando se trata do nosso sono, os chás de ervas medicinais podem ser grandes aliados ou grandes vilões durante a noite. Isso porque, da mesma forma que os  chás mate, verde e preto possuem cafeína, e portanto nos mantém despertos, há aqueles que agem como sedativos e calmantes no nosso organismo.

Resta em quais desses grupos nós podemos encaixar a erva-cidreira, e se ela sequer pode ser classificada dessa forma.

A espinheira-santa dá sono mesmo ou não?

Primeiramente, na composição da espinheira-santa, podemos encontrar uma série de compostos bastante proveitosos para a nossa saúde. Dentre eles estão antioxidantes, antimicrobianos e cicatrizantes, além de uma série de compostos que protegem o nosso organismo.

Entretanto, não há nada do ponto de vista nutricional que nos permite dizer que a espinheira-santa dá sono de fato.

De antemão, talvez o que leva as pessoas a pensar isso seja o fato de que ela é comumente usada para fazer chás. Estes, por serem bebidas quentes, podem ajudam a relaxar durante a noite.

Mas além desse efeito não ser presente sempre, ele não tem relação com a erva, pelo menos não no caso da espinheira-santa. Sendo assim, em suma, não há como afirmar que a espinheira-santa dá sono e nem que ela atrapalha o mesmo.

Quais os verdadeiros efeitos da espinheira-santa?

  • Combate microrganismos: conforme fora dito, a espinheira-santa é fonte de compostos antimicrobianos, especificamente de ação antibacteriana. Ou seja, ela é especialmente eficaz no combate de infecções causadas por bactérias, sejam elas na pele, pulmões, boca ou até no trato urinário.
  • Protege a saúde gástrica: unindo a sua ação antimicrobiana com a capacidade de reforçar as proteções do estômago, a espinheira-santa acaba se tornando uma grande aliada da saúde gástrica. Ela ajuda a combater e a prevenir problemas como gastrite, úlceras, indigestão, azia e dores abdominais generalizadas.
  • Promove a recuperação da pele: por fim, acredita-se que a espinheira-santa também seja muito boa na manutenção da saúde da pele. Isso porque ela melhora os processos de cicatrização dela, e novamente, combate bactérias de sua superfície, podendo ajudar até mesmo contra problemas como a acne.

Quais ervas são realmente boas para o sono?

Infelizmente dizer que a espinheira-santa dá sono por si só não passa de um mito. Contudo, conforma fora dito, existe uma série de plantas medicinais que agem como calmantes e sedativos no nosso organismo, e que portanto são boas para garantir a qualidade do nosso sono.

Sendo assim, apesar da espinheira-santa não fazer parte delas, é bom conhecer pelo menos alguns dos principais exemplos. Dito isso, acompanhe eles a seguir:

  • Camomila
  • Centella
  • Passiflora
  • Erva cidreira
  • Erva de São João
  • Mulungu
  • Erva doce
  • Lavanda

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915