Faz mal comer maracujá puro, ou ele é totalmente seguro? Entenda

Faz mal comer maracujá puro? Sem dúvidas, o maracujá é uma fruta no mínimo única. Ele geralmente não é consumido in natura como todas as frutas. A polpa dele costuma ser aproveitada par afazer diversas receitas.

Anúncio

Com isso, surge o receio de que o maracujá por si só apresenta alguns riscos para a saúde. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se é verdade que faz mal comer maracujá puro, ou se ele é totalmente seguro.

À primeira vista pode parecer estranho pensar que as frutas conseguem ser prejudiciais para a saúde. Afinal, sempre ouvimos falar sobre o quão benéficas elas são. E de fato poucos alimentos são tão nutritivos e saudáveis quanto as frutas.

Entretanto, isso não significa que elas não sejam capazes de oferecer riscos para a saúde. Resta saber se isso se aplica ao maracujá e, se sim, como se aplica.

Anúncio

Faz mal comer maracujá puro ou não?

De antemão, caso você não esteja familiarizado com a fruta do maracujá, é bom observar que a sua polpa apresenta uma consistência bem pastosa. Nela as sementes ficam bem misturadas, o que justifica o fato de que a fruta é tão usada no preparo de sucos.

Mas será que existe algum problema em consumir essa polpa por si só? Bem, do ponto de vista nutricional, não há nada que nos permita dizer que faz mal comer maracujá puro.

Talvez o que gere o receio de que ele é prejudicial seja o fato de que, além de conter muitas sementes, a polpa do maracujá é bastante azeda. Essas  características de fato dificultam o seu consumo para a preferência de algumas pessoas.

Anúncio

Contudo, na prática, não tem porque pensar que faz mal comer maracujá puro. Pelo contrário, a fruta por si só é extremamente nutritiva e oferece muitos benefícios.

O suco de maracujá requer um pouco mais de atenção nesse aspecto

Conforme fora dito, a polpa do maracujá é nutritiva e não costuma representar nenhum tipo de perigo para a saúde. Por outro lado, o mesmo não pode ser dito do seu suco. Claro que ele também é considerado bastante benéfico para nós.

Entretanto, sucos de frutas no geral tendem a ser mais ricos em carboidratos. No caso do maracujá, por ter um sabor mais azedo, seu suco costuma ser adoçado, o que aumenta ainda mias essa riqueza em açúcar. Sendo assim, não faz mal comer maracujá puro, mas o seu suco deve ser consumido com moderação.

Principais benefícios do maracujá para a saúde

Por fim, tão importante quanto entender os possíveis riscos que o maracujá oferece, é ficar por dentro de suas propriedades positivas. Em sua composição, podemos encontrar minerais, antioxidantes, vitaminas, flavonoides e diversos outros compostos.

Todos eles cumprem com papéis fundamentais na manutenção da saúde do nosso organismo. Dito isso, confira a seguir alguns dos melhores benefícios do maracujá:

  • Protege o sistema cardiovascular
  • Inibe o desenvolvimento de cânceres
  • Ajuda a reduzir o estresse e ansiedade
  • Auxilia nos processos de emagrecimento
  • Aumenta a disposição e a energia
  • Previne e ajuda a controlar a diabetes
  • Inibe o envelhecimento precoce e flacidez
  • Promove uma melhor qualidade do sono
  • Melhora o funcionamento do nosso intestino

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação