Excesso de proteína faz mal para o organismo? Entenda melhor seus efeitos

Excesso de proteína faz mal – Atualmente, e especialmente dentro do mundo fitness, cada vez mais pessoa estão incluindo proteínas na dieta, seja através de alimentos ou de suplementos. O problema é que o consumo indiscriminado desse nutriente pode se tornar prejudicial quando atinge quantidades muito grandes.

Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar de que forma o excesso de proteína faz mal para o organismo.

Sem dúvidas as proteínas são um dos compostos mais importantes do nosso organismo. Elas cumprem incontáveis funções que são indispensáveis para a manutenção do corpo e sobrevivência do mesmo.

Entretanto, até os nutrientes mais necessários tem o potencial de fazer mal para a saúde se estiverem em falta ou em excesso no corpo, e com as proteínas isso não é diferente.

Por que o excesso de proteína faz mal?

Conforme  fora dito, as proteínas exercem múltiplas atividades no corpo, que se estendem desde a manutenção do sistema hormonal e imunológico até as reações metabólicas e síntese de novas células.

A grande questão é que, quando no nosso corpo, as proteínas são metabolizadas por diversos órgãos, incluindo órgãos como o fígado e os rins, que eliminam e controlam os níveis delas. E é justamente nisso que o excesso de proteína faz mal.

De maneira geral, grandes cargas de proteínas sobrecarregam o funcionamento renal e hepático. Ou seja, o fígado e os rins tem de trabalhar muito mais, o que por sua vez acaba prejudicando a saúde deles.

Por exemplo, o excesso de proteína faz mal para os rins ao aumentar as chances de cálculos renais, e para o fígado ao causar o acúmulo de gorduras no órgão, visto que elas passam a ser armazenadas na forma de gorduras.

Os problemas a longo prazo das proteínas excessivas

Novamente, o excesso de proteína faz mal no corpo pois acaba sobrecarregando as atividades dos rins e fígados. Contudo as consequências podem ser bem mais amplas, especialmente a longo prazo.

Todo o organismo acaba sendo afetado pelo mal funcionamento desses órgãos e pela grande disponibilidade de proteínas. Sob esse ponto de vista, confira a seguir alguns dos principais problemas das proteínas em excesso:

  • Prejuízos na saúde óssea
  • Lesões e danos no fígado
  • Prisão de vente
  • Ganho de peso
  • Má absorção de alguns nutrientes
  • Insuficiência e cálculos renais
  • Inchaço, inflamações e gases intestinais

A importância de uma dieta saudável e balanceada

Agora que você entende porque o excesso de proteína faz mal, fica claro que precisamos ter muita atenção com o consumo delas no dia a dia. E um dos cuidados mais importantes nesse aspecto é a dieta como um todo.

É sempre bom consultar um nutricionista para que ele possa te orientar sobre as melhores escolhas de alimentos para a sua rotina, e que não irão resultar no excesso ou falta de nenhum nutriente.

Por fim, também não podemos deixar de mencionar que os suplementos de proteínas também requerem cuidados no consumo. Afinal, eles são versões concentradas do nutriente, feitas especialmente para quem pratica exercícios físicos com frequência.

Ou seja, a dosagem e uso deles requer a orientação de um nutricionista para evitar que a quantidade de suplemente fique acima do necessário.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915