Relembre os famosos que se foram em função da velhice em 2022

O ano de 2022 registra uma série de perdas inestimáveis às artes e à humanidade. As causas delas foram inúmeras, incluindo a morte por velhice. Veja, no SaúdeLab, quem foram os famosos que faleceram, neste ano, em razão da idade.

Quem foram os famosos que morreram de velhice neste ano?

Abaixo, confira quais foram as vítimas de morte por velhice em 2022 e saiba um pouco mais sobre essa causa de falecimento.

Elza Soares

Abre a nossa retrospectiva de mortes por causas naturais em 2022 o falecimento da cantora Elza Soares, que nos deixou ainda no início deste ano, em 20 de janeiro. A artista, eleita pela BBC como “A Voz do Milênio”, faleceu aos 91 anos.

Louise Fletcher

A atriz norte-americana faleceu no último dia 23 de setembro, aos 83 anos de idade. Ela, que participou de inúmeras produções, marcou a história do cinema ao interpretar a enfermeira Ratched no clássico “Um Estanho no Ninho”. Esse papel, aliás, lhe rendeu o Oscar na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.

Rainha Elizabeth II

O reinado mais longínquo da Coroa Inglesa encontrou seu fim no dia 8 de setembro, data em que faleceu a Rainha Elizabeth II. A monarca morreu aos 91 anos e sua morte com certeza é um ponto que não passará batido em qualquer retrospectiva.

Helena Xavier

Outra morte brasileira que entra na retrospectiva é a de Helena Xavier. A atriz e professora de teatro faleceu aos 92 anos, 70 anos após sua estreia artística, em razão da idade avançada.

Leia também: Relembre famosos que morreram de problemas no coração em 2022

Afinal, o que é a “morte por velhice”?

Esse é o nome que comumente é dado para a morte por causas naturais que atingem idosos. Assim, coincide ao falecimento em razão de um mau funcionamento do organismo ou de uma doença.

Neste caso, entende-se que a morte não foi causado por um agente externo ou por uma condição relacionada a um tumor ou a um mau súbito, por exemplo.

A morte natural é comumente chamada de “morte por velhice” justamente porque tende a atingir pessoas de idade avançada, cujo organismo já não apresenta a mesma vitalidade, força e capacidade de recuperação.

Contudo, é importante ressaltar que a expressão “morte por causas naturais” também é utilizada para mortes por doenças e vírus, como é o caso do Coronavírus.

É justamente por isso, por exemplo, que os números de mortes por causas naturais explodiu nos últimos anos, desde o início da pandemia. Somente entre janeiro e abril, elas foram 64% maiores do que o número esperado para o período.

Portanto, nestes casos a expressão pode se referir tanto à morte por questões de idade quanto para o falecimento decorrente por doenças diversas, e não pelo enfraquecimento natural do organismo.

Continue a leitura: Condomínio para idosos a custo simbólico é inaugurado no Paraná; conheça

Compartilhe seu amor
Ana Cristina Follmann
Ana Cristina Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, produtora de conteúdo desde 2018.

Artigos: 75