Condomínio para idosos a custo simbólico é inaugurado no Paraná; conheça

Oferta para criar condições de pessoas acima dos 60 anos

Na última quinta-feira (15), a prefeitura de Cornélio Procópio, inaugurou 40 casas destinadas para idosos, existem pelo menos quatro condomínios nesta modalidade. Este empreendimento tem como objetivo ajudar idosos acima de 60 anos a ter uma moradia adaptada às suas necessidades. Venha saber mais com SaúdeLab de hoje!

Condomínio para idosos

Foi inaugurado a Cohapar um condomínio para idosos da cidade de Cornélio Procópio, no Estado do Paraná. A princípio, este projeto, chamado de Zulmira Alves Badaró, custou R$ 4,1 milhões, e foi realizado por meio do programa Casa Fácil, uma modalidade do Viver Mais. Com idade mais avançada os idosos precisam de um local para ter uma moradia adequada para eles, visto que nesta fase da vida é preciso ter adaptações.

O Viver Mais tem como objetivo ofertar moradia e condições dignas para população que está acima dos 60 anos, elas são casas adaptadas para pessoas que moram sozinhas ou em casal. Segundo o presidente da Cohapar, Jorge Lange, o programa é uma iniciativa social que ajuda a sociedade.

complemento nutricional
Idosos. Fonte: Canva.

Além disso, ele explica que para uma pessoa idosa fica muito difícil adquirir uma moradia própria. Pois, as imobiliárias colocam vários empecilhos, dentre eles o tempo de financiamento e a dificuldade de renda. Jorge, afirma também que a população está envelhecendo e por isso eles precisam ter uma moradia digna, e o condomínio para idosos realizado pelo programa.

Realizou um empreendimento totalmente voltado para eles, pois tem academia ao ar livre. Praça de convivência, salas de atendimento médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. A princípio, outro destaque desse condomínio para idosos é o lago com pista de caminhada.

Leia também: O método Buteyko, que consiste em tapar a boca com fita adesiva para dormir, pode ser prejudicial à saúde

Seleção dos moradores

No entanto, para participar do programa o idoso deve estar inscrito no cadastro de pretendentes da Cohapar, e ter uma renda de um a seis salários mínimos. Além disso, os contratos preveem a utilização das moradias por tempo indeterminado com pagamento de uma taxa mensal de 15% de um salário mínimo.

Atualmente, a taxa é de R$181,80, cuja arrecadação será utilizada para manutenção do Condomínio para idosos. No entanto, saiba que este modelo tem o objetivo garantir o caráter permanente do programa. Sendo assim, após desocupar uma das casas elas serão redirecionadas para outros idosos que estão na lista de espera.

Para quem pretende participar, saiba que estão sendo construídos outros condomínios semelhantes em Irati, Telêmaco Borba, Cascavel e Francisco Beltrão. Deste modo, em 2023, novas cidades vão receber espaços como estes para atender mais idosos.

Veja também: 10 dicas para cuidar de parentes idosos com segurança e evitar danos à saúde

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação