Um cheiro que só você sente? Conheça a Fantosmia ou alucinação olfativa

Conheça doença dos "cheiros fantasmas"

Sentiu um cheiro no ambiente e ninguém mais o percebeu? Pois saiba que isso pode ser sinal de fantosmia, e não de um nariz com percepções fantásticas. Essa anomalia, embora seja pouco conhecida, costuma aparecer em decorrência de algumas doenças. Igualmente, de condições do próprio ambiente. Veja hoje, no SaúdeLab, o que é essa condição. Saiba quais são suas causas, os tratamentos disponíveis, qual profissional buscar ao desconfiar ser vítima dela e se ela tem cura.

Entenda o que é fantosmia ou alucinação olfativa

Ela corresponde a uma condição em que o indivíduo sente um cheiro que não está lá. Ou seja, o cérebro entende que está diante de um odor; contudo, não há qualquer odor. Por isso mesmo, ela também é conhecida como “alucinação olfativa”. Igualmente, como “odor fantasma”.

A fantosmia é uma anomalia que pode ser bastante incômoda, especialmente porque é mais comum que ela se refira a odores ruins. Os relatos geralmente se referem ao cheiro de queimado, podre ou sujo. Neste caso, ela se chama “cacosomia”.

Quais são as causas da fantosmia?

As causas são inúmeras e podem ter natureza física ou psicológica. No primeiro caso, a condição pode decorrer de enxaquecas, infecções nasais (como a sinusite), gripes e até mesmo como reflexo da Covid-19. Ainda, pode ter relação com condições mais graves. Dentre elas, Alzheimer, lesões cerebrais, doenças neurológicas e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Por outro lado, a fantosmia também pode ter relação com a depressão e transtorno bipolar, além de situações que envolvam intoxicação ou abstinência de uso de drogas. Outras causas para a condição envolvem hábitos, como o tabagismo, alcoolismo e uso de drogas. Da mesma forma, do contato com produtos químicos.

Leia também: Quais são os sintomas e as causas da tuberculose? Conheça-os e cuide da sua saúde!

Como saber se tenho alucinação olfativa?

O primeiro passo para saber se você tem fantosmia é realmente descobrir se os cheiros existem ou não. Por isso, uma estratégia simples é perguntar para outras pessoas que estão no mesmo local se elas também percebem o odor. Caso a percepção de odores inexistentes permaneça, é momento de buscar um médico. Para isso, conte com o otorrinolaringologista, que é especialista em condições que afetem o nariz.

Ele poderá, então, fazer o diagnóstico por meio de exames de diversas naturezas. Em alguns casos, o médico poderá encaminhar o paciente para o tratamento com outras especialidades, como um psiquiatra.

Acesse nosso grupo no WhatsApp para mais conteúdo! Clique aqui!

Alucinação olfativa tem cura?

Na maioria dos casos, sim. É comum que os odores fantasmas da fantosmia desapareçam com o tempo, em alguns dias. Contudo, a depender das causas, eles podem requerer outras intervenções.

Nesse caso, o médico pode optar pelo uso de remédios. Ou, então, da lavagem nasal. Do mesmo modo, pelo tratamento da causa direta, como da sinusite ou pelo abandono de hábitos negativos de saúde que podem estar na raiz do problema.

Entenda sobre a fantosmia com especialista

O otorrinolaringologista Dr. Marcelo Scapuccin esclarece todas as dúvidas sobre transtorno do olfato.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação