Farinha da felicidade: o que é, e como fazer para preparar e consumir ela

Você já ouviu falar da farinha da felicidade? Se sim, então você provavelmente já sabe que ela é um produto com muitos benefícios para a saúde, e que promete ser um bom substituto para as farinhas comuns.

Mas é bom conhecer suas propriedades antes de experimentá-la. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar sobre a farinha da felicidade, o que é, e como fazer para  preparar e consumir ela.

Sem dúvidas, a farinha de trigo branca é um dos ingredientes mais básicos da nossa cozinha. Ela é empregada para produção de incontáveis receitas, especialmente massas.

O problema é que, por mais simples que ela seja, a farinha de trigo não é muito saudável, dada a grande quantidade de carboidratos dela. Logo, conhecer farinhas alternativas à ela pode fazer toda a diferença na nossa saúde.

O que é a farinha da felicidade de fato?

A princípio, a farinha da felicidade nada mais é que uma mistura de diferentes farinhas, incluindo a de trigo. No caso, geralmente são usadas as farinhas de aveia, maçã, banana verde e gergelim.

Diferente da farinha de trigo comum, essas outras farinhas são bem mais ricas do ponto de vista nutricional. Consequentemente ela é uma farinha muito mais proveitosa para a nossa saúde.

De maneira geral, a farinha da felicidade é fonte de uma grande variedade de vitaminas e minerais. Dentre eles, podemos destacar a vitamina E, magnésio e vitamina B6. Ademais, ela também apresenta fibras, antioxidantes, ômega 3, triptofano e outros compostos indispensáveis para o organismo. Sob esse ponto de vista, podemos afirmar que essa farinha é uma opção muito melhor que a farinha de trigo.

Passo a passo de como fazer a farinha da felicidade

Conforme fora dito, a farinha da felicidade é composta pelas farinhas de gergelim, aveia, trigo, banana verde e maçã. E como nem sempre é possível encontrar ela em mercados, preparar ela em casa é uma excelente opção para não deixar de aproveitar os seus nutrientes.

Felizmente, esse preparo se consiste em basicamente misturar partes iguais de cada tipo de farinha. Isso pode ser feito em um recipiente com boa vedação, para armazenar e conservar bem a farinha, e a mistura deve ser feita até que as farinhas estejam incorporadas e homogêneas.

Como fazer para incluir ela no nosso dia a dia?

Em suma, assim como a farinha de trigo comum, a farinha da felicidade combina muito com o preparo de massas, especialmente de bolos. Contudo, como não é toda receita que recebe bem esse ingrediente, é bom buscar por opções mais simples. Por exemplo, a farinha combina muito com frutas, sucos, vitaminas, leite e iogurtes.

Por outro lado, não podemos deixar de falar da importância da moderação no consumo. Mesmo sendo mais saudável que a de trigo, essa farinha ainda pode ser prejudicial para a saúde quando em excesso. Afinal, a farinha de trigo é um de seus ingredientes. Portanto, procure consumir no máximo duas colheres de sopa da farinha por dia.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915