Fibromialgia incha a barriga mesmo? Entenda seus efeitos colaterais

Algumas pessoas suspeitam que a fibromialgia incha a barriga. A princípio, quem sofre de fibromialgia sabe que os sintomas dela são bastante debilitantes. Aliás, o que torna essa condição mais complicada é o fato de que esses sintomas variam bastante.

Há quem diga que ela pode causar até mesmo inchaços no corpo. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se a fibromialgia incha a barriga, e quais os principais sintomas dela.

O inchaço na barriga costuma estar relacionado com problemas gastrointestinais e com a nossa alimentação. Por isso que, à primeira vista, pode não fazer muito sentido relacionar ele com a fibromialgia.

Mas conforme fora dito, os sintomas dela são bem variados, e o mesmo pode ser dito das causas de inchaços no corpo. Sendo assim vale a pena entender se há mesmo ou não uma ligação entre esses dois problemas.

A fibromialgia incha a barriga ou não?

Por incrível que pareça, há de fato uma relação entre a fibromialgia e inchaços pelo corpo, porém ela é bastante rara. Em alguns casos, pode haver inchaço, ou pelo menos a sensação dele nas regiões de articulações.

Mas é importante ressaltar que isso não é algo consistente dessa condição. Logo, se nas articulações o inchaço já é atípico, dizer que a fibromialgia incha a barriga é ainda mais improvável.

Entretanto, pessoas que sofrem de fibromialgia tem uma maior tendência de desenvolver a síndrome do intestino irritável. E por mais que não haja uma conexão muito clara entre essas condições, precisamos ter em mente que um dos sintomas dessa síndrome é o inchaço na região do abdome.

Portanto, em suma, só podemos dizer que a fibromialgia incha a barriga em casos muito específicos, e que são exceções dessa condição.

Quais são os principais sintomas da fibromialgia?

De antemão, sabendo que é bem inconsistente dizer que a fibromialgia incha a barriga, precisamos focar nos sintomas dela que são mais comuns e presentes na maioria dos casos.

Dessa forma, caso você manifeste um ou mais deles, é possível levantar suspeitas, procurar o atendimento e obter o diagnóstico, caso seja realmente um caso de fibromialgia. Dito isso, veja a seguir os principais sintomas dessa condição:

  • Fadiga e cansaço generalizado
  • Problemas de concentração, memória ou cognição
  • Dores duradouras, difusas e constantes pelo corpo
  • Queda na qualidade do sono e insônia
  • Mudanças nas atividades e hábitos intestinais
  • Surgimento de dores em pontos específicos dos músculos
  • Desenvolvimento de quadros de ansiedade ou depressão

A fibromialgia tem algum tipo de cura? Como fazer para lidar com ela?

Enfim, algo que é indispensável em casos de fibromialgia é o acompanhamento médico. Isso porque ela infelizmente é um problema que só pode ser controlado e remediado.

Mas em compensação, medicamentos anti-inflamatórios e antidepressivos, quando receitados por um médico, tendem a ser de grande ajuda contra os sintomas. O mesmo se aplica para massagens, atividades físicas regulares e acompanhamento psicológico.

Novamente, todos esses cuidados devem ser tomados sob a orientação de um profissional da saúde.

Leia mais:

 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915