Folha de malva: para que serve, como usar e quais as contraindicações? Entenda

Você sabe sobre a folha de malva, para que serve? Apesar de não ser tão conhecida, a malva é uma planta medicinal tal como o hibisco ou a erva-doce. Logo ela é rica em diferentes propriedades proveitosas para a saúde.

Mas obviamente que precisamos conhecer melhor a planta antes de testar ou consumir ela. Sendo assim o SaúdeLab vai te ensinar tudo sobre a folha de malva, para que serve, como usar e quais as contraindicações.

A princípio, assim como outras ervas e plantas do tipo, a malva pode ter tanto as suas flores quanto as suas folhas aproveitadas. Ambas são ingredientes bastante nobres na medicina alternativa, e compartilham de propriedades e efeitos bem parecidos.

Porém o ideal é focar nas folhas delas, que carregam tudo o que a planta tem a oferecer e tendem a ser um pouco mais acessíveis.

Folha de malva: para que serve de fato?

Primeiramente, só podemos entender as utilidades da folha de malva na saúde se antes conhecermos um pouco de sua composição. Afinal é graças à ela que a planta consegue exercer os seus efeitos.

E conforme fora dito, por ser uma planta medicinal os seus efeitos são variados. Logo o mesmo se aplica aos nutrientes e compostos que à compõem

No caso, a malva é uma planta que contém substâncias como flavonoides e compostos fenólicos. Estes agem no nosso organismo como anti-inflamatórios, antimicrobianos e antioxidantes.

Novamente, a partir disso ficam bem mais claros os benefícios da folha de malva e para que serve na saúde, que se resumem basicamente no combate de doenças, condições e sintomas diversos, como por exemplo:

  • Úlceras gástricas
  • Dermatite
  • Bronquite
  • Gastrite
  • Queimaduras
  • Tosse generalizada
  • Constipação intestinal
  • Furúnculos na pele
  • Candidíase oral
  • Dores de garganta
  • Úlceras e abcessos na pele
  • Faringite e laringite

Como fazer para usar a malva corretamente?

De antemão, sabendo melhor sobre a folha de malva e para que serve, não restam dúvidas sobre o quão proveitosa a planta pode ser. Mas obviamente que só podemos ter esse proveito de fato se soubermos como usar ela. E a principal forma de se fazer isso é através do chá de malva, o qual pode ser feito a partir dos seguintes passos:

  1. Antes de mais nada, coloque uma xícara de água em uma panela sob o fogo.
  2. Quando a água estiver fervendo, desligue o fogo e acrescente uma colher de chá de folhas de malva na panela.
  3. Feito isso, mantenha a panela tampada e deixe ela descansando por 10 minutos para fazer a infusão.
  4. Por fim, passado o tempo, você já pode coar a água e se servir com o chá.

Existe ou não alguma contraindicação para as folhas de malva?

Por fim, tão importante quanto conhecer a folha de malva e para que serve, é ficar por dentro de seus riscos. No caso, ela é considerada bastante segura no geral, de foram que seu consumo não é indicado apenas para gestantes e crianças.

Ademais, caso vá usar o chá para fazer compressas na pele, é preciso tomar cuidado caso a sua seja sensível. Fora essas casos, o único cuidado que a planta necessita é na moderação, sendo importante limitar à quantidade diária à três xícaras do chá.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915