Frango é proteína ou carboidrato? Tire todas as suas dúvidas aqui

Para quem deseja emagrecer ou precisa evitar gorduras, a carne de frango é tida como uma excelente alternativa para as carnes vermelhas. De fato, ela possui algumas vantagens do ponto de vista nutricional, mas será que ela é tudo isso mesmo? Se você também tem essa dúvida, venha com o SaúdeLab e descubra se a carne de frango é proteína ou carboidrato.

Uma das vantagens da carne de frango é que ela é uma das mais versáteis que existe. Por ter um sabor mais neutro, ela pode ser aproveitada para fazer inúmeros pratos, e combinada com os mais diferentes temperos e ingredientes. Porém, assim como é para todo alimento, o mais importante é conhecer o valor nutricional do frango, visto que isso nos dá uma maior noção de como ele pode impactar a nossa saúde.

Importância das proteínas e carboidratos

A princípio, as proteínas são um dos compostos mais importantes para o funcionamento do nosso organismo. Dentre as várias funções que elas podem exercer, vale mencionar que elas regulam reações químicas, reservam e quebram nutrientes, estruturam as nossas células, e fazem parte da composição de incontáveis substâncias que circulam pelo organismo. Ou seja, ela são estritamente indispensáveis para a nossa sobrevivência.

Sob o mesmo ponto de vista, ao contrário do que muitos podem pensar, os carboidratos também são essenciais para o corpo. De maneira geral, eles servem como uma das principais fontes de energia do organismo, sendo então importantes para que ele possa realizar todas as suas atividades. O problema é que os carboidratos, quando em excesso, são muito mais prejudiciais do que as proteínas, podendo levar a problemas como a diabetes.

Leia mais: Como saber se o frango está estragado? Qual a maneira correta de conservar? Confira agora mesmo

O frango é proteína ou carboidrato? 

Quanto mais carboidratos um alimento contém, mais moderação é necessária ao consumi-lo. Mas um alimento com boas quantidades de proteínas pode ser bastante benéfico para a nossa saúde. No caso do frango, ele obviamente não contém apenas um desses nutrientes em sua composição. Portanto, confira as seguir os principais nutrientes, e a quantidade de cada um deles, que podem ser encontrados em 100g de carne de frango sem pele.

  • Proteínas: 32g
  • Sódio: 50mg
  • Gorduras saturadas: 1g
  • Gorduras totais: 2,5g

Vale mencionar que o frango também apresenta cerca de 159 calorias nas mesmas 100 gramas. Mas como você pode ver, ele é um alimento que não contém carboidratos, ou pelo menos eles não se encontram em uma quantidade significativa. E em compensação, as proteínas são um dos nutrientes que mais presentes nele. Logo, o frango é mais proteína do que carboidrato.

O modo de preparo pode afetar muito os nutrientes

Conforme fora dito, o frango é um alimento extremamente versátil, e que combina com diversos ingredientes. Mas o que a princípio é um benefício pode se tornar um problema. Se você preparar o frango em empanados, combinar ele com fontes de gorduras e similares, o valor nutricional dele pode mudar completamente. Dessa forma, a proporção dos nutrientes pode voltar com a dúvida de se o frango é proteína ou carboidrato;

Leia mais: Carboidratos de alto índice glicêmico: o que são e onde estão presentes? Descubra

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915