Vinagre de maçã faz mal para o fígado? Por essa você não esperava

Para muitas pessoas, o vinagre de maçã simplesmente não pode faltar nas refeições, especialmente quando tem alguma salada. A vantagem de usá-lo não está só no sabor, mas também em suas propriedades, que são bastante benéficas. Mas o que pouco se fala é se elas são completamente segura. Portanto o SaúdeLab vai te ensinar se o vinagre de maçã faz mal para o fígado.

De antemão, os vinagres no geral são produtos bastante subestimados. Muitos pensam que, por terem um sabor mais ácido, eles não combinam com muitos alimentos. Mas na realidade, no caso do vinagre de maçã, as utilidades dele são variadas tanto dentro da cozinha, no preparo de comidas, quanto fora dela, por incrível que pareça.

Benefícios do vinagre de maçã para a saúde

  • Favorece a digestão: por ter um caráter mais ácido, e apresentar fibras na sua composição, o vinagre de maçã promove uma melhor e mais fácil digestão do alimentos, e mantém o estômago protegido.
  • Apresenta antioxidantes: no caso do vinagre de maçã, é possível encontrar nele antioxidantes na forma de polifenois. Esses antioxidantes são responsáveis por combater os radicais livres do organismo, que por sua vez são causadores do envelhecimento precoce, e aumentam o risco de doenças neurodegenerativas.
  • Ajuda na perda de peso: estes mesmo polifenois impedem que o intestino absorva muitos carboidratos. Combinando esse efeito com as fibras, que além de melhorarem a digestão são capazes de aumentar a sensação de saciedade, o vinagre de maçã é capaz de favorecer o emagrecimento.
  • Mantém o sistema cardiovascular protegido: por fim, os antioxidantes ainda exercem uma função muito interessante no sistema cardiovascular, juntamente com os anti-inflamatórios do vinagre de maçã. Esses compostos ajudam a evitar que gorduras sejam depositadas nas paredes dos vasos sanguíneos.

Leia mais: Vinagre de Maçã: 40 benefícios para a saúde

O vinagre de maçã faz mal para o fígado?

A princípio, talvez as pessoas pensem que o vinagre de maçã faz mal para o fígado pelo fato dele ser ácido, e assimilam essa acidez com danos hepáticos. Mas na realidade, alguns dos compostos que conferem essa acidez são bastante benéficos para o órgão. No caso, esses compostos são o ácido málico, ácido cítrico, ácido lático e o ácido acético, sendo o último um dos mais conhecidos e estudados.

Quando no nosso organismo, esses ácidos promovem uma melhor atividade do fígado. Ademais, acredita-se que eles também podem diminuir o acúmulo de gorduras no órgão, que são um dos compostos mais prejudiciais para ele. Dito isso, fica claro que não é possível afirmar que o vinagre de maçã faz mal para o fígado.

O segredo está em usar o vinagre de maçã com moderação

Por mais benéfico que ele possa ser para o nosso fígado, quando em excesso, de fato o vinagre de maçã faz mal para o fígado. Inclusive os danos não se limitam apenas ao fígado, podendo se estender para os nossos rins. Portanto, se você deseja desfrutar de todos os benefícios do vinagre de maçã sem ter que se preocupar com seu fígado ou com sua saúde no geral, basta consumir ele com moderação.

Leia mais: Suco de maçã natural como fazer? Confira o passo a passo e os benefícios

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915