Frutas cristalizadas engordam? Elas são saudáveis ou fazem mal? Descubra hoje!

Entenda os detalhes sobre as frutas cristalizadas e o seu modo de consumo

Frutas cristalizadas engordam? Com a chegada do Natal, as frutas cristalizadas, também conhecidas por frutas glaceadas, ficam mais populares, aumentando sua demanda e consumo.

Entretanto, esse tipo de alimento possui um valor nutricional que precisa ser melhor compreendido antes de ser tão consumido. Portanto, venha com o SaúdeLab e entenda se as frutas cristalizadas engordam, e se elas são saudáveis ou fazem mal.

À primeira vista, pode parecer estranho pensar que um alimento simples e baseado em frutas, como as próprias frutas cristalizadas, possa fazer mal para a saúde. Contudo, é preciso ter em mente que todo alimento passa por um determinado processo de fabricação, e dependendo de qual for, ele pode ser a chave para compreensão das propriedades do alimento.

Como as frutas cristalizadas são feitas?

A princípio, as primeiras etapas de produção das frutas cristalizadas, também conhecidas por frutas glaceadas, são bastante similares as frutas secas. No caso, elas passam por um processo de desidratação, de forma a preservar suas principais propriedades e conferir o aspecto seco característico.

Até esse momento, a produção é bem simples, e não alterou muito a composição das frutas. Porém, no decorrer dos processos, elas também são submetidas à cristalização. Essa etapa se consiste em uma grande adição de açúcar refinado e xarope de açúcar. A partir desse momento, o valor nutricional da fruta é severamente comprometido.

Elas realmente engordam e fazem mal para a saúde?

Conforme fora dito, durante a produção das frutas cristalizadas, elas sofrem uma enorme adição de açúcar. Consequentemente, ela passa a ser um alimento extremamente calórico. Ou seja, o consumo dela, especialmente se feito em excesso, pode sim engordar e atrapalhar quem busca o emagrecimento.

Sob o mesmo ponto de vista, as frutas cristalizadas também podem representar um grande perigo para a nossa saúde. Novamente, por causa da grande quantia de açúcar presente do alimento, ele pode causar ou agravar doenças relacionadas aos índices glicêmicos do nosso sangue, como a diabetes.

É preciso excluir elas da dieta completamente?

Umas das bases mais importantes para ter uma alimentação boa e saudável é a moderação. Esse fator precisa ser aplicado para todo o tipo de alimento. Porém, os que são mais calóricos e açucarados, como é o caso das frutas cristalizadas, precisam de uma maior rigorosidade quanto a isso.

Ou seja, você não precisa necessariamente excluir o consumo delas por completo, porém tente evitar ao máximo.

Ao invés de comer as frutas cristalizadas, tente dar preferência por frutas in natura ou secas. No caso, as frutas in natura vão sempre ser as melhores opções, visto que basicamente todas elas possuem um valor nutricional riquíssimo, benéfico e extremamente proveitoso.

Porém, se você tem preferência por frutas secas, já é uma opção muito melhor que as frutas cristalizas, desde que você também tenha moderação com elas.

Leia mais: Conheça 10 alimentos que pioram enxaqueca: evite-os a qualquer custo!

Garcinia Cambogia: o que é, benefícios e como tomar

A  Garcinia Cambogia atua como um moderador de apetite natural. Pois, ela estimula a liberação de serotonina – neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e felicidade. Saiba mais!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação