Ginástica Íntima: Fisioterapeuta Renatta Tavares explica os benefícios da prática para as mulheres

O fortalecimento da musculatura pélvica traz inúmeros benefícios às mulheres

A ginástica íntima feminina tem ganhado cada vez mais adeptas nos últimos anos. Esse tipo de exercício, consiste em fortalecer os músculos da região genital, trazendo benefícios para a saúde íntima e melhorando a autoestima das praticantes. Para falar mais sobre o assunto, entrevistamos, aqui no SaúdeLAB, a fisioterapeuta Renatta Tavares (Crefito 9 – 201295-F ) que é especialista em ginástica íntima.

Benefícios da Ginástica Íntima

A Ginástica íntima é um dos exercícios dentro da fisioterapia pélvica que tem como objetivo exercitar , fortalecer e tratar os músculos pélvicos. Renatta ressalta que são vários os benefícios para a saúde íntima da mulher destacando como principais:

  • Preparação para o pré e pós parto;
  • Aumento da lubrificação e do libido;
  • Prevenção e tratamento da incontinência urinária/ fecal e flatos;
  • Ajuda a diminuir a flacidez vaginal;
  • Aumenta o controle da musculatura;
  • Melhora o funcionamento do intestino;
  • Trata as disfunções sexuais ( vaginismo, vulvodinea e dispareunia);
  • Melhora os sintomas causados pela menopausa;
  • Melhora da consciência corporal.
Ginástica Íntima.
Ginástica Íntima. Foto: Canva PRO

Ginástica íntima beneficia mulheres em todas as idades 

A fisioterapia pode ser realizada em todas as fases da vida da mulher na prevenção e no tratamento, como das alterações e disfunções. Por exemplo, na gestação a fisioterapia vem para preparar a gestante para aquele momento, fazendo com que ela não sinta dores, auxiliando no parto normal e na prevenção de uma incontinência futura. Assim, auxilia na saída do bebê, trazendo conforto e qualidade para essa mamãe.

Os cuidados não param por aí, vem também após a gestação, no pós parto, fazendo a reparação dessa musculatura, melhorando a diástase abdominal. Aliás, se for uma gestante que teve parto cesárea ajuda na cicatrização e aderência, lembrando que a fisioterapia não é somente para as gestantes que querem tem parto normal, são para todas, independentemente do parto.

Já para as mulheres na fase da menopausa auxilia na lubrificação e diminuição da dor na hora da relação sexual. Ademais, a mulher passa a ter mais consciência corporal da musculatura perineal, também auxilia na prevenção e no tratamento de incontinência.

“A fisioterapia contribui positivamente para melhorar a qualidade de vida das mulheres.” Reforça a fisioterapeuta Renatta

Leia mais: Conheça 16 dicas para aumentar a libido feminina sem muito esforço

Quais os cuidados antes de iniciar

Renatta Tavares.
Renatta Tavares. Foto: Divulgação

Renatta destaca que o primeiro passo é passar por uma avaliação com a fisioterapeuta na qual vai avaliar essa disfunção, lembrando que cada paciente é única, cada uma tem seu tratamento individualizado.

“As disfunções sexuais na mulher estão muitos ligadas à saúde física e mental, podendo repercutir negativamente na qualidade de vida dessa paciente.”, reforça Renatta

Dentre os o tratamento das disfunções a fisioterapia tem se mostrado muito positiva associada com os tratamentos. Aliás, os resultados mais comuns apresentado são a diminuição da dor , o auto conhecimento e entendimento do paciente, os feedback que cada paciente lhe apresenta, mostrado a satisfação no atendimento. Lembrando, assim, que que estamos falando de um tratamento, então todos tem seu período para receber alta.

Como é feita a Ginástica Íntima 

Após a paciente passar pela a avaliação com a fisioterapeuta, na qual vai ser avaliado o seu assoalho pélvico (força , relaxamento, controle, coordenação e resistência entre os pontos que são avaliados ) a fisioterapeuta traça seu plano de confunda e tratamento a ser realizado.

Entretanto, são várias as técnicas e aparelhos utilizados na fisioterapia temos a ginástica íntima que é a contração e o relaxamento dos músculos, fazendo com que a paciente aprende a ter domínio da musculatura, exercícios de kegel. Inclusive, também temos os aparelhos que são de suma importância para auxiliar no tratamento como a eletroestimulação, biofeedback, laserterapia, ILIB , educadores, dilatadores, ultrassom.

Ressaltando que cada paciente é único, cada um tem seu plano de tratamento.

Tratamento da Incontinência Urinária e Resultados

A ginástica íntima promove uma melhor conscientização corporal e perineal, propriocepção perineal, melhora do tônus muscular. Além disso, melhora da força muscular, porém depende da participação ativa do paciente. Mas, para qualquer tipo de intervenção sabemos que o prognóstico de tempo de tratamento é relativo, depende da resposta muscular de cada indivíduo mediante ao tratamento.

Leia mais: Perda da libido: 7 razões mais comuns que afetam homens e mulheres

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação