Ginseng e seus efeitos colaterais: saiba usar corretamente para evitar problemas

O ginseng é uma erva medicinal extremamente rica em efeitos, mas é bom ter cuidado

Você já ouviu falar do ginseng? Ele é uma erva medicinal riquíssima em propriedades benéficas para a saúde. Mas assim como quase toda erva do tipo, o ginseng possui algumas contraindicações e efeitos colaterais, sendo então importante nos atentarmos à isso. Portanto o SaúdeLab vai ensinar sobre o ginseng, efeitos colareais, benefícios para a saúde, e forma de uso dele.

De antemão, existe uma infinidade de produtos naturais que beneficiam a saúde do nosso organismo. E as formas em que esses benefícios se apresentam são extremamente variadas. O ginseng, por exemplo, possui aplicações e efeitos específicos. Logo, é bom conhecer eles bem antes de experimentá-lo de fato para podermos evitar possíveis problemas e complicações.

Ginseng: efeitos colaterais

Primeiramente, antes de falar sobre o ginseng e efeitos colaterais, precisamos salientar que a erva por si só é considerada bastante segura. O que acaba sendo responsável pelos efeitos colaterais não é necessariamente ela, e sim a sua forma de consumo. Por exemplo, um consumo excessivo, frequente ou prolongado tem muito mais chances de resultar em problemas de saúde do que um consumo regular e moderado.

Dito isso, o ginseng e efeitos colaterais dele se resumem basicamente à sintomas no sistema digestivo. No caso, a erva pode ser responsável por diarreias, enjôos, dores abdominais e vômitos. Entretanto, em algumas situações bem raras, o ginseng pode levar à problemas um pouco mais graves, especialmente se combinado com fontes de cafeína. De maneira geral, nessas raras ocasiões, a erva leva à insônia e provoca nervosismo.

O ginseng também possui algumas importantes contraindicações

Tão importante quanto conhecer o ginseng e efeitos colaterais do mesmo, é saber em quais casos ele pode ser contraindicado. Assim como outras ervas medicinais, mulheres grávidas e crianças pequenas devem evitar o seu consumo. Mas o ginseng em específico também pode ser problemático para pessoas sob o uso de determinados medicamentos, especialmente contraceptivos, anticoagulantes e antidepressivos, e os empregados para controlar condições de saúde como a diabetes e hipertensão.

Principais efeitos benéficos da erva para a saúde

  • Melhora o funcionamento cerebral: por incrível que pareça, o ginseng é uma erva que age diretamente sob o sistema nervoso, especificamente sob o hipocampo. Através de seu consumo, podemos melhorar muito a nossa capacidade de concentração e memorização.
  • Previne cânceres e doenças cardiovasculares: é possível encontrar diversos compostos antioxidantes no ginseng. Eles não só combatem os radicais livres que favorecem o desenvolvimento de cânceres, como também inibem a oxidação de gorduras, que leva ao aumento do colesterol e riscos de problemas cardiovasculares.
  • Combate a ansiedade e estresse: alguns compostos bioativos do ginseng favorecem a produção de dopamina. E a dopamina por sua vez é um neurotransmissor importante para o bem-estar, e indispensável para amenizar problemas psicológicos como o estresse e ansiedade.
  • Aumenta a nossa imunidade: por fim, o ginseng exerce uma ação imunomoduladora no organismo. Isso significa que a erva é capaz de promover a produção das células que compõem o sistema imunológico, o que consequentemente mantém ele mais forte e eficiente.

Leia mais: 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação