A valeriana dá sono? Descubra para que ela serve de fato na nossa saúde

Fique por dentro das principais utilidades da valeriana na saúde do nosso organismo

Você já ouviu falar da valeriana? Ela é uma erva medicinal bastante popular por seus benefícios para o organismo. Entretanto, assim como toda erva medicinal, o seu uso e consumo precisa ser feito com bastante cuidado, para evitar quaisquer complicações. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, veja se a valeriana dá sono e descubra para que ela serve de fato na nossa saúde.

Atualmente, com a correria da rotina e estresse do dia a dia, cada vez mais pessoas tem sofrido com problemas na hora de dormir. A insônia é um grande exemplo disso, e pode ser causada por diferentes fatores. Para resolvê-la, existe uma grande variedade de medicamentos para o sono. Entretanto, muitas alternativas naturais conseguem ser tão eficiente, senão mais, que esse tipo de remédio.

A valeriana dá sono mesmo ou não?

De antemão, a qualidade do sono é indispensável para a manutenção da saúde. O nosso organismo depende de um bom descanso para exercer todas as atividades e funções que ele necessita em sua sobrevivência. Consequentemente, a insônia pode ser um problema muito mais grave do que costumamos pensar. Felizmente, a valeriana dá sono de fato, e promove muitas melhorias no sono.

No caso, essa capacidade da valeriana se dá, principalmente, pela ação de dois compostos, que são os ácidos isovalérico e valerênico. Quando no nosso organismo, eles agem como sedativos e calmantes, e promovem o relaxamento. Logo, a qualidade do sono acaba sendo garantida, especialmente para pessoas que sofrem de ansiedade, ou que estão passando por muito estresse.

Outros efeitos da valeriana para a nossa saúde

Conforme fora dito, a valeriana dá sono por causa das suas propriedades relaxantes e calmantes, as quais são ainda mais benéficas para quem é ansioso ou anda estressado. Contudo, a ansiedade e estresse podem ser combatidos pela valeriana independente do sono. Os efeitos sedativos e tranquilizantes dela combatem diretamente os sintomas da ansiedade, e amenizam o nervosismo e estresse da rotina.

Sob o mesmo ponto de vista, também não podemos deixar de mencionar que a valeriana é muito vantajosa para as mulheres. Isso porque durante a menopausa e TPM, elas tendem a sofrer alterações hormonais que levam à mudanças de humor, causando irritabilidade, nervosismo e estresse. Ou seja, novamente a valeriana é uma aliada no combate desses problemas.

Como incluir a valeriana na rotina do dia a dia?

Por fim, agora que você conhece melhor as propriedades da valeriana, resta apenas saber como consumir ela. No caso, uma das formas mais comuns de se fazer isso é através do chá de valeriana, que pode ser feito em casa facilmente ao infusionar as folhas da planta com água fervente.

Outra excelente maneira de incluí-la na dieta é através das cápsulas de valeriana, que inclusive são comumente indicadas por médicos. Entretanto, em ambas as formas de consumo, não podemos deixar de ressaltar que a valeriana nunca deve substituir um tratamento prévio para ansiedade, insônio ou estresse.

Leia mais: 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação