Óleo de alecrim no cabelo: veja 10 benefícios incríveis para os fios

Você já ouviu falar do óleo de alecrim? Ele é uma das muitas opções de óleos essenciais e naturais.

Pode ser encontrado em lojas especializadas, e promete inúmeros benefícios.

E dentre esses benefícios, muitos estão relacionados com a saúde e beleza do cabelo. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, descubra como podemos aproveitar o óleo de alecrim no cabelo, veja 10 benefícios dele e confira as suas contraindicações.

A princípio, os óleos essenciais no geral são produtos carregados de nutrientes e propriedades. O próprio óleo de alecrim, mesmo sendo feito com uma erva tão comum e acessível, precisa ser manuseado com cuidado.

Caso contrário, não é possível aproveitar os seus efeitos benéficos e, dependendo do caso, ele pode acabar se tornando um problema para a saúde.

Por que é bom usar o óleo de alecrim no cabelo?

Conforme fora dito, os benefícios do óleo de alecrim no cabelo afetam tanto a saúde quanto a beleza dele. No caso, começando pela saúde, o produto age como inflamatório e antisséptico no couro cabeludo.

Graças a isso, ele pode ser empregado para combater dermatites, caspa e problemas similares. Ademais, ele também controla a oleosidade dos fios, impedindo que os folículos capilares sejam obstruídos.

Agora, em relação a beleza, é possível aproveitar o óleo de alecrim no cabelo para inibir a calvície. Alguns de seus componentes inibem a ação de enzimas responsáveis produção dos hormônios causadores desse problema.

Outro ponto importante é que o óleo de alecrim dilata os vasos do couro cabeludo, permitindo uma melhor nutrição dos fios. Com isso, ele não só combate a calvície como também estimula o crescimento do cabelo no geral.

Outros benefícios importantes do óleo para a saúde

O que faz o óleo de alecrim no cabelo ser tão bom é a sua composição, repleta de nutrientes proveitosos.

Entretanto, eles estão longe de serem úteis apenas para os nossos fios.

Usá-lo através de inalações, bochechos e aplicações tópicas na pele permite com que o produto possa beneficiar a saúde do organismo em muitos outros aspectos.

Portanto, confira a seguir alguns os 10 principais benefícios do óleo de alecrim:

Aumenta a imunidade

Previne cáries e outros problemas bucais

Favorece a circulação de sangue pelo corpo

Melhora consideravelmente a memória

Ameniza a sensação de indigestão

Diminui dores de cabeça generalizadas

Mantém a pele do rosto jovem e saudável

Promove a saúde das vias respiratórias

Ajuda a combater algumas infecções

Hidrata a pele e melhora a cicatrização dela

Como usar o óleo de alecrim corretamente?

Obviamente que para aproveitar os benefícios do óleo de alecrim no cabelo, ele precisa ser aplicado moderadamente nos fios e couro cabeludo.

Contudo, os outros efeitos dele só são acessados de acordo com a forma de uso. Por exemplo, se você deseja usar ele para a saúde bucal, ele pode ser aproveitado em gargarejos ao escovar os dentes.

Sob o mesmo ponto de vista, caso você pretende usar o óleo de alecrim para a pele, dores e indigestão, basta aplicá-lo na superfície das regiões afetadas.

Por fim, fazer inalações  com o óleo diluído em água ainda permite com que possamos beneficiar o sistema nervoso e respiratório.

Leia mais: 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915