Goiaba é ácida? Entenda como sua composição pode surpreender

Será que a goiaba é ácida? Seja em sucos, doces ou apenas in natura, a goiaba é uma fruta bastante saborosa, e a favorita de muitos. Contudo, até os maiores fãs da goiaba podem não conhecer totalmente as propriedades e características que essa fruta incrível possui.

Sendo assim venha com o SaúdeLab, saiba se é possível dizer que a goiaba é ácida, e veja ses benefícios e malefícios.

A princípio, quando se trata de frutas ácidas, também conhecidas como frutas cítricas, os primeiros exemplos que nos vem em mente são o limão e a laranja. Mas ao contrário do que somos levados a pensar, a lista de frutas cítricas é bastante extensa.

E como os efeitos delas se diferem de outros tipos de frutas, é importante conhecer eles, e saber quais frutas de fato fazem parte dessa classificação.

Goiaba é ácida mesmo ou não?

De maneira geral, como o próprio nome já sugere, o que faz uma fruta ser ácida de fato é a presença de compostos ácidos. Para a grande maioria delas, o que confere a acidez é o ácido cítrico, substância que oferece benefícios e deixa a fruta com o sabor característico que as frutas ácidas possuem.

E justamente por conter ácido cítrico em sua composição nutricional, algumas pessoas dizem que a goiaba é ácida mesmo.

Contudo, um fator que precisa ser levado em consideração é a quantidade de ácido cítrico. Dependendo dela, a fruta pode não ser verdadeiramente cítrica. No caso da goiaba, ela realmente contém ácido cítrico. Porém a proporção dele não é grande o suficiente para dizermos que a goiaba é ácida.

Com isso, ela chega a ser classificada apenas como semi-ácida, ao lado de outras frutas como a carambola, pêra e caqui.

Quais são os principais benefícios da goiaba?

De antemão, agora que você entendeu a questão de se a goiaba é ácida ou não, podemos explorar um pouco de suas propriedades. Ela pode não ser tão rica em ácido cítrico, mas assim como outras frutas ácidas, ela é fonte de vitamina C, potássio e fibras.

Ademais, ela ainda apresenta efeitos antioxidante, anti-inflamatório, hipoglicemiante, analgésico e muitos outros. E a partir deles, podemos obter benéficos diversos, como por exemplo:

  • Promoção da beleza e saúde da pele
  • Melhor controle dos níveis de glicose
  • Auxílio nos processos de digestão
  • Redução dos níveis de colesterol
  • Prevenção contra alguns cânceres
  • Reforço do nosso sistema imunológico
  • Ajuda nos processos de perda de peso
  • Combate e prevenção contra a anemia
  • Melhoria e controle do trânsito intestinal
  • Manutenção da pressão corrente dos vasos

E a goiaba oferece algum tipo de malefício para a nossa saúde?

Por fim, como não podemos afirmar que a goiaba é ácida, o consumo dela não precisa dos mesmos cuidados que o das frutas cítricas. Entretanto, isso não significa que a goiaba possa ser consumida a vontade. Por mais nutritiva que ela seja, ela é calórica e contém açúcares, sendo então necessário ter moderação com ela.

O ideal é limitar seu consumo para no máximo 240g por dia, distribuídos entre três porções.

Leia mais:

 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915